Ministério do Esporte Aldo Rebelo fala na Câmara dos Deputados sobre a preparação da Copa 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo fala na Câmara dos Deputados sobre a preparação da Copa 2014

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou nesta quarta-feira (07.12) sobre os planos da pasta para 2012, incluindo os programas do ministério e os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

Aldo Rebelo defendeu a adoção de uma política nacional de esporte que defina claramente as funções e os recursos de governo federal, estados e prefeituras. "Assim, o esporte não dependerá de um governo, de um ministro ou de eventuais emendas parlamentares."

O ministro afirmou que o Brasil precisa melhorar a infraestrutura esportiva das escolas e apoiar a prática de atividades físicas pela população: "Os projetos para erguer escolas e grandes conjuntos habitacionais têm de prever a construção de equipamentos esportivos".

Obras e Lei Geral da Copa
Sobre a preparação para o Mundal, o ministro destacou a importância das obras para as cidades-sede e não apenas para a realização do evento. "Há obras adiantadas, com conclusão antes da Copa, como os estádios. Outras que ficarão prontas quando se aproximar a data do evento e ainda outras que têm interesse público, antes de mais nada, porque são importantes para essas regiões metropolitanas", afirmou.

A audiência pública debateu também a liberação do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo, prevista no substitutivo da Lei Geral da Copa apresentado pelo relator do projeto na Câmara, Vicente Cândido. Aldo Rebelo lembrou que eventos públicos ainda maiores que as partidas de futebol, também com riscos para a segurança pública, contam com o consumo de bebidas alcoólicas: "Ninguém imagina o carnaval, por exemplo, sem o consumo de bebidas alcoólicas". Mas o ministro preferiu não emitir conclusão em relação ao tema, deixando a discussão para a comissão especial que debate a Lei Geral. "Prefiro que a opinião seja dada por quem mais debateu o assunto. A questão é que não há uma lei nacional proibindo o consumo nos eventos esportivos."

"Os estádios, ainda mais nessa concepção moderna com que estão sendo construídos, são espaços de lazer, de prática de futebol, mas também terão restaurantes, centros de convenções, onde acontecerão shows, espetáculos. Então não poderemos ter bebida num estádio durante uma partida de futebol, mas durante o show da Madonna pode ter?", ponderou Aldo Rebelo, ressaltando a importância de que regras gerais para o tema sejam definidas pelo Congresso Nacional.

Confira reportagem em áudio sobre a proposta de uma política nacional de esporte



Confira reportagem em áudio sobre a discussão da venda de bebidas alcoólicas nos estadios



Tiago Falqueiro - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla