Ministério do Esporte Brasília será sede das Olimpíadas Escolares Mundiais em 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasília será sede das Olimpíadas Escolares Mundiais em 2013

Brasília será a primeira cidade das Américas a sediar as Olimpíadas Escolares Mundiais, a Gymnasíade, em 2013. A escolha da capital federal para receber a competição ocorreu durante a última reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Desporto Escolar, no início deste mês na ilha de Chipre. A Gymnasíade, realizada de quatro em quatro anos, reúne em média dois mil atletas de 14 a 17 anos, de 45 países, que disputarão provas de atletismo, natação e ginástica artística e rítmica. Brasília venceu, por dez votos a sete, a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha.

Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governo federal e do Distrito Federal estão movidos pelo mesmo compromisso, de acolher e realizar esse tipo de competição, e aproveitar essa oportunidade para fortalecer e ampliar o esporte de base no Brasil, fio condutor para desenvolvimento do esporte de alto rendimento, como também para formar cidadãos saudáveis e conscientes.
 
Para o governador do DF, Agnelo Queiroz, todos os eventos esportivos potencializarão o desenvolvimento social e econômico, gerando oportunidades para a cidade. A realização das Olimpíadas Escolares em Brasília deve atingir setores que não estão diretamente ligados ao esporte, como centros hoteleiros, comerciais e de diversão, que também poderão usufruir dos benefícios com a chegada de pessoas de outros países e de outros estados brasileiros.

De acordo com Luís Otávio Neves, secretário de Turismo do DF, a Gymnasíade ajudará a promover o turismo como uma importante atividade econômica. Ele também afirma que o esporte terá, inclusive, sua história contada em um museu especial - projeto Esplanada dos Museus -, discutido nos últimos dias pelo governador Agnelo e pela ministra da Cultura, Ana de Holanda, que prevê ainda a abertura de cinco espaços culturais na cidade.

Os preparativos para as seletivas das Olimpíadas Escolares já são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Podem participar do evento os atletas regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, e devidamente autorizados pela federação escolar de cada estado.

A realização das Olimpíadas Escolares em Brasília é fruto de um esforço conjunto do Ministério do Esporte, das secretarias de Esporte e Turismo do DF, e do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, além da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/DF).

Cleide Passos
Foto: divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla