Ministério do Esporte FIFA, Câmara dos Deputados e governo federal discutem detalhes da Lei Geral da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

FIFA, Câmara dos Deputados e governo federal discutem detalhes da Lei Geral da Copa

A discussão sobre meia-entrada não é incontornável, há chances de que a Lei Geral da Copa seja votada este ano e uma categoria especial de ingressos com preços mais baixos, em torno de US$ 25, é a proposta de solução da FIFA para conciliar interesses da entidade e do governo federal. Foi esse o resumo de uma coletiva de imprensa no início da tarde desta terça-feira (08.11), que reuniu o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. Eles falaram sobre o Projeto de Lei Geral da Copa, que passou por amplo debate com a presença de Valcke na manhã de hoje, em audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Em encontro à tarde, na residência oficial da Presidência da Câmara, Marco Maia reafirmou a disposição de que a proposta seja votada ainda este ano, mesmo com uma série de convocações ainda previstas. De acordo com o ministro Aldo Rebelo, os descontos para estudantes e idosos não devem ser um impasse instransponível na preparação do Mundial. "Não vejo problema incontornável nessa questão. Também levamos outras demandas ao representante da FIFA, como a participação de beneficiários do Bolsa Família", disse.

Valcke, por sua vez, explicou que considera tecnicamente inviável a concessão da meia -entrada para estudantes, mas entende que criar uma categoria especial de ingressos pode ser uma solução plausível. "Os ingressos são vendidos pela internet para o mundo todo, então não há como se certificar e pedir os documentos comprobatórios da condição de estudante", disse. O secretário-geral da FIFA defendeu para deputados e para o governo a criação de uma categoria especial de ingressos, com preços mais baixos. "A categoria 4 de ingressos atenderia à população mais carente e aos públicos com direito à meia-entrada, como idosos e estudantes".

O Ministro Aldo Rebelo defendeu cotas de ingressos para beneficiários do Bolsa-Família e para índios. Disse ainda que, apesar de alguns atrasos, o conjunto das obras vai bem. "Já aconteceram 20 Copas e participamos de todas. Sabemos como se organiza um Mundial. Tenho certeza de que, no momento da Copa, estaremos plenamente preparados", afirmou.

O secretário-geral da FIFA também se posicionou quanto às demandas apresentadas pelo ministro: "Recebemos um pedido para que consideremos pessoas mais pobres catalogadas no Bolsa Família e para populações da região amazônica. Não podemos dizer que finalizamos um acordo nesse sentido, mas vamos colocar isso no sistema para termos condições de dar uma resposta. Isso não colocará nosso sistema em risco, nem tornará a venda mais difícil do que já é", disse o dirigente, que criticou alguns aspectos do sistema de mobilidade urbana brasileira, em especial o trânsito de São Paulo.

Confira a reportagem em vídeo


Confira o áudio:


Tiago Falqueiro - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla