Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VÍDEO: Em decisão polêmica dos juízes, bolsista perde para cubano e é prata no boxe do Pan
- Detalhes
- Publicado em Domingo, 30 Outubro 2011 00:51
Depois de uma luta acirrada contra o cubano Yasnier Toledo na noite deste sábado (29.10), na final do peso leve (até 60kg), o pugilista brasileiro Robson Conceição ficou com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011. O cubano venceu a luta por 16 a 11, resultado que foi questionado pelo boxeador brasileiro. "Eu achei que tinha vencido, pois lutei muito bem. O primeiro e o último round foram meus. No último, fui ainda mais para cima, marquei pontos claros, mas infelizmente os árbitros não viram e deram a luta para ele. Mas eu estou muito feliz e contente com o resultado", disse o boxeador, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Esse é o primeiro Pan da revelação do boxe brasileiro, que considera a prata uma grande conquista. "Por ter sido o meu primeiro Pan-Americano, achei excelente ter conseguido a medalha de prata. Se fosse ouro, seria melhor ainda."
O resultado em Guadalajara se soma a outras duas vitórias do cubano sobre Robson. A primeira foi na Itália, em 2009, no Campeonato Mundial, e a segunda na casa do adversário, conquistada com a mesma polêmica dos pontos dos árbitros. "Espero que a minha grande revanche seja nas Olimpíadas de Londres 2012", projetou o atleta.
O brasileiro começo bem o primeiro round, usando principalmente os contragolpes. Mesmo com o ótimo desempenho, os árbitros deram a vitória para o caribenho, por 5 a 3. No segundo assalto, o cubano conseguiu encaixar ótimos golpes e marcou 7 a 4.
No terceiro e último round, Robson desferiu um golpe de raspão que levou o cubano ao chão. Logo em seguida, o cubano tropeçou e caiu novamente no ringue. Os juízes apontaram empate de 4 a 4, mas a vitória já estava nas mãos de Toledo na soma total: 16 a 11.
"Usei a estratégia de contragolpear. Se eu fosse para cima, ele iria conseguir marcar mais golpes em mim. Esse é o verdadeiro jogo dos cubanos, esperar o adversário ir para cima. Usei exatamente a tática deles: esperei ele vir para contra-atacar", contou o bolsista.
Motivação
Sobre a polêmica da decisão dos árbitros, Robson está confiante de que o resultado dos treinamentos mostrarão o verdadeiro campeão. "Isso um dia vai acabar. Estou treinando bastante, longe da família e me dedicando à coisa que eu mais amo. Essa é minha maior motivação para continuar lutando."
Em Guadalajara, o bolsista do Ministério do Esporte venceu o dominicano Wellinton Romero por 18 a 11, o norte-americano Toka Kahn-Clary por 21 a 6 e o porto-riquenho Angel Suarez por 27 a 8.
Também neste sábado, o Brasil perdeu outra final para Cuba no boxe pan-americano. Yamaguchi Falcão foi superado por Julio Cesar la Cruz, no peso meio-pesado (até 81kg), por 22 a 12 e teve de se contentar com a medalha de prata.
Confira as notícias dos Jogos Pan-Americanos no site do Ministério do Esporte
Confira a entrevista em vídeo com o pugilista Robson Conceição
Breno Barros, de Guadalajara
Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook