Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
ÁUDIO: Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa terá assessoria do Pnuma
- Detalhes
- Publicado em Terça, 25 Outubro 2011 15:12
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) dará assessoria à implementação da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Memorando nesse sentido foi assinado pelos ministros do Esporte, Orlando Silva, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em cerimônia realizada na manhã de hoje (25.10), no Ministério do Meio Ambiente.
"A agenda da sustentabilidade nos motiva. Vamos trabalhar para que essa seja a mais verde de todas as Copas. O Brasil vai reafirmar seu protagonismo nessa agenda, que é central para o País. É mais do que oportuno colocarmos o tema na estratégia de promoção da Copa. A Alemanha fez um belo trabalho no quesito sustentabilidade e temos que ir além", disse o ministro, ao destacar a importância do acordo.
Orlando Silva ressaltou ainda que o Brasil vem trabalhando nessa agenda há cerca de dois anos, tendo já definidas as diretrizes e os projetos prioritários, no âmbito da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014. O Pnuma dará assessoria a temas como o Passaporte Verde, a organização de eventos verdes, mobilidade sustentável, compras e contratações sustentáveis, dentre outros. O objetivo é estabelecer uma agenda de trabalho que permita aproveitar a experiência do Pnuma na estruturação de agendas de sustentabilidade em megaeventos esportivos.
O ministro do Esporte também ressaltou que as câmaras de sustentabilidade das cidades-sede já estão instaladas e em funcionamento, entrando agora na fase de implementação dos projetos. Um dos exemplos citados pelo ministro é o fato de que todas as arenas brasileiras que receberão jogos da Copa terão certificação de construção sustentável. "As certificações ambientais já são um fato. Onde foram feitas demolições, houve aproveitamento de 100% do material na própria obra da arena", afirmou.
O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, destacou que, em novembro, uma equipe de técnicos do programa estará em Brasília para dar início à construção de uma agenda objetiva de trabalho. Steiner acredita que o Brasil tem grande capacidade no setor, e que criará um novo patamar para a realização das copas do mundo, em termos de sustentabilidade. "O País tem capacidade técnica e estratégia e isso é essencial. Nós temos experiência. Isso é muito importante e estou muito feliz de podermos trabalhar juntos", afirmou.
Achim Steiner também enfatizou que o objetivo do Pnuma é estimular cada vez mais a preocupação da FIFA com o desenvolvimento sustentável e estimular compromisso maior com a sustentabilidade dos processos. "Como o Brasil é o País do futebol, julgo que essa Copa é a oportunidade de chamar mais a atenção do Sr. Blatter [Joseph Blatter, presidente da FIFA] para o tema", concluiu. O diretor do Pnuma também espera que a Agenda de Sustentabilidade da Copa possa estar em consonância com a Economia Verde, principal tema da RIO + 20, Cúpula das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que acontecerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro.
A ministra Izabella Teixeira destacou a importância do protagonismo do Pnuma no Brasil, sobretudo com a realização da RIO + 20. Outro ponto destacado pela ministra é a parceria dos ministérios do Esporte e Meio Ambiente nessa agenda, em projetos prioritários como o de mudanças climáticas, parques da Copa e resíduos e reciclagem, liderados pelo MMA.
Ouça o áudio:
Foto: Martim Garcia/Ministério do Meio Ambiente
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook