Ministério do Esporte FIFA confirma abertura da Copa em São Paulo e final no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

FIFA confirma abertura da Copa em São Paulo e final no Rio de Janeiro

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou, nesta quinta-feira (20.10), que a abertura da Copa do Mundo de 2014 será em São Paulo, no dia 12 de junho, no estádio Itaquerão. A bola rola a partir das 17h. Diferentemente do que ocorreu no Mundial passado, na África do Sul, será disputada apenas uma partida no primeiro dia do torneio.


A FIFA também confirmou oficialmente que a final será no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, a partir das 16h, no Maracanã, que receberá a segunda decisão de Mundial (a primeira ocorreu em 1950, com vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2 x 1) da história.


A tabela divulgada definiu os horários das partidas de todas as fases do torneio. Fora a abertura, que será às 17 horas, os jogos da fase de grupos serão disputados às 13h, 16h, 19h e 22h. Nas oitavas de final e quartas de final, as partidas serão às 13h e 17h, enquanto as semifinais e a disputa do terceiro lugar serão às 17h. A decisão no Rio de Janeiro será às 16h de domingo.


Também foram distribuídos os 64 jogos pelas 12 cidades-sede. Na primeira fase, todas as capitais receberão pelo menos uma disputa de uma seleção cabeça de chave e todas receberão quatro jogos. Nas oitavas de final os jogos serão em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.


Nas quartas de final, os duelos serão realizados em Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador. A fase seguinte será em Belo Horizonte e São Paulo. A disputa do terceiro lugar ficou para a capital federal e a decisão no Rio de Janeiro.


Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira é a cabeça de chave do Grupo A da Copa e jogará a primeira fase do Mundial em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Como país-sede, o Brasil faz o jogo inaugural do torneio em São Paulo e ainda disputará as outras duas partidas da primeira fase em Fortaleza, no dia 17.06, e em Brasília, no dia 23.06.
 
Caso se classifique para as oitavas de final em primeiro lugar de sua chave, o caminho do Brasil até a final no Maracanã começará em Belo Horizonte no dia 28.06. Nas quartas de final a seleção canarinho jogaria em Fortaleza, no dia 04.07, e novamente no Mineirão, pela semifinal, no dia 08.07.


Caso a equipe brasileira se classifique em segundo no Grupo A, o caminho nas oitavas de final começaria por Fortaleza, no dia 29.06. Na fase seguinte a seleção jogaria em Salvador, dia 05.07, e caso chegasse à semifinal, o Brasil atuaria em São Paulo, dia 09.07.


Copa das Confederações
A FIFA anunciou ainda os locais da abertura, semifinais e final dos jogos da Copa das Confederações de 2013. A Seleção Brasileira, classificada como anfitriã, também fará a partida inaugural do campeonato, no dia 15 de junho, em Brasília. Caso se classifique, a equipe canarinho poderá jogar a semifinal em Fortaleza, ou em Belo Horizonte. A decisão do campeonato, no dia 30 de junho, também será no Maracanã, no Rio de Janeiro.


A Seleção Brasileira já conhece quatro possíveis adversários na Copa das Confederações: Espanha (última campeã mundial); Uruguai (campeão da Copa América); México (campeão da Copa Ouro) e Japão (campeão da Copa da Ásia). Ainda faltam ser definidos os representantes da Europa, África e Oceania.


Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla