Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Para acelerar tramitação do projeto de Lei Geral da Copa, Câmara instala comissão especial
- Detalhes
- Publicado em Terça, 11 Outubro 2011 17:58
A comissão especial para analisar o projeto da Lei Geral da Copa de 2014 (PL 2330/11) foi instalada na Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (11.10). A criação servirá para agilizar a aprovação do projeto formulado para atender aos compromissos assumidos com a Fifa à época da escolha do Brasil como sede do Mundial. O texto pretende facilitar a entrada de estrangeiros no país no período das competições, estabelece normas de proteção às marcas associadas ao evento, fixa as regras sobre transmissão e retransmissão de jogos, estipula as condutas proibidas nos estádios e prevê condições para a venda de ingresso, entre outros pontos.
A estrutura foi pedida pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e deve acelerar a discussão e a aprovação do texto. Ela contará com integrantes de todas as comissões por onde a proposta tramitaria. A expectativa é que o projeto seja aprovado ainda neste ano pelas duas Casas.
"Essa lei é fundamental para que criemos as condições legais para realizar uma boa Copa do Mundo. A Fifa só pode começar a comercializar ingressos e direitos de imagem depois que aprovarmos o texto. Por isso é importante a celeridade no processo", afirmou Renan Filho (PMDB-AL), eleito presidente da comissão.
"Devemos aprovar o projeto ainda neste ano, e, esperamos, com tempo para que o Senado também possa aprová-lo ainda este ano", completou Vicente Cândido (PT-SP), escolhido como relator da comissão especial. Sobre as adequações que serão feitas ao texto enviado pelo Executivo, Cândido ressaltou que manterá a postura adotada pelo governo. A primeira reunião da comissão ficou marcada para a próxima terça-feira (18.10), às 14h30, no auditório 14, para definição do roteiro de trabalho.
"Nós, como a Fifa, temos a intenção de fazer a melhor Copa de todos os tempos. Agora teremos os debates na Casa, mas com a orientação da presidenta Dilma de que se não pudermos ampliar direitos, nenhum será revogado", completou. Ainda foram eleitos Édio Lopes (PMDB-RR), como 1º vice-presidente, Rui Palmeira (PSDB-AL), como 2º vice-presidente e José Rocha (PR-BA), como 3º vice-presidente. O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) sugeriu um convite para audiências públicas com o ministro do Esporte, Orlando Silva; o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; e com representantes da Fifa.
A comissão especial contará com integrantes das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Confira a reportagem em vídeo
Tiago Falqueiro
Foto:Leonardo Prado/Agência Câmara
Portal da Copa
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.