Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ministro do Esporte e Pelé visitam o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 07 Outubro 2011 16:38
O ministro do Esporte, Orlando Silva, e o embaixador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Pelé, visitaram o estádio Beira Rio, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (07.10). Os visitantes foram recebidos pelo presidente do Internacional e conheceram a estrutura da arena, assistiram a uma palestra sobre as melhorias previstas para o Mundial e foram até o gramado. O ministro se mostrou confiante no cumprimento dos prazos e saiu otimista após reunião de trabalho com representantes do Internacional: "Já conversamos com o governador Tarso Genro, com o prefeito José Fortunati e tivemos encontro com o Luigi (Giovanni Luigi, presidente do Internacional). O que nós ouvimos de todos é a convicção de que o estádio, a cidade de Porto Alegre e o Rio Grande do Sul oferecerão todas as condições para que a Copa tenha uma grande participação aqui".
A arena será uma das 12 sedes do Mundial, mas as obras estão paradas há quatro meses, por falta da assinatura do contrato entre o clube e a construtora responsável por concluir o empreendimento. As obras que faltam devem durar pelo menos um ano. Sobre o tema, o ministro Orlando Silva ressaltou a importância de um acordo para que a FIFA possa ter mais uma opção para a Copa das Confederações, em 2013. "É muito importante. A assinatura deve acontecer o quanto antes para que a FIFA aumente a segurança e a confiança na realização da Copa em Porto Alegre. Eu sou daqueles que valorizo muito Porto Alegre na parte econômica, cultural, esportiva. A FIFA deve tomar a decisão em alguns dias, e será baseada nas informações colhidas aqui", afirmou.
No gramado do Beira Rio, Pelé pediu tranquilidade e confiança dos brasileiros quanto à capacidade do País em realizar a Copa com sucesso. "Nada de pensar negativamente. Os problemas que acontecem são internos e serão resolvidos. Temos certeza de que a Copa vai sair. Temos que estar juntos". O Rei do Futebol reforçou a relevância estratégica do Rio Grande do Sul no evento. "Pela importância que tem, acho impossível que o estado esteja fora da Copa das Confederações", opinou.
No mesmo sentido, Orlando Silva disse acreditar no protagonismo gaúcho. "Saio confiante de que o Inter e seus parceiros tomarão as medidas necessárias para uma grande participação na Copa", ressaltou o ministro. Antes da visita ao estádio, Silva e Pelé foram recebidos pelo governador Tarso Genro no Palácio Piratini.
Atletas do Pan
Após a visita ao Beira-Rio, o ministro visitou o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), que passou por reformas para se tornar uma referência para o esporte inclusivo (social) e de alto rendimento.
Mais tarde, durante almoço com o governador Tarso Genro, Orlando Silva se encontrou com os atletas gaúchos que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Guaralajara 2011. "É importante esse abraço que o governo dá aos atletas gaúchos que estarão no Pan. Desejo sucesso para quem vai ao México."
Confira a reportagem em vídeo
Confira a reportagem em áudio sobre a visita ao Beira-Rio
Confira a reportagem em áudio sobre a visita ao CETE
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.