Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Orlando Silva fala sobre megaeventos esportivos durante congresso em São Paulo
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 06 Outubro 2011 20:33
O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou nesta quinta-feira (06.10), em São Paulo, do 10º Congresso Latino-Americano e 5º Congresso Nacional das Empresas de Trabalho Temporário e de Serviços Especializados (Conett). Em sua apresentação, o ministro falou sobre a importância dos grandes eventos para a geração de emprego e a promoção de qualificação profissional. O Conett deste ano abordou as contínuas transformações e os desafios e mudanças para o segmento.
Em sua palestra, Orlando Silva destacou a importância de eventos que serão sediados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Citou também o momento que o Brasil está vivendo no cenário mundial, ressaltando a balança comercial, as reservas internacionais do país e a postura perante as crises que assolam o mundo. "Ao lado desses indicadores financeiros, temos o compromisso com a qualidade de vida da população", disse, referindo-se às preocupações do governo da presidenta Dilma Rousseff. "O Brasil chega, neste momento de sediar grandes eventos esportivos, como protagonista, com uma economia estável e uma democracia sólida", afirmou.
O ministro falou também sobre o legado da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, como obras de mobilidade urbana e as 12 arenas em padrão internacional, que também poderão sediar outros tipos de eventos, além de investimentos em aeroportos e portos. "A Copa e os Jogos Olímpicos potencializam investimentos e vão deixar importantes legados para nosso país", comentou.
Otimismo
Uma pesquisa encomendada pelo Sindesprestem e pela Assertetem, duas entidades dos setores de terceirização e trabalho temporário, realizada pelo Instituto Manager, apontou a posição de empresários do setor sobre os impactos e oportunidades para os chamados serviços especializados e trabalho temporário. O estudo, divulgado no Conett, mostra que 82,8% dos prestadores de serviços estão otimistas com as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. De acordo com a pesquisa, há uma expectativa de incremento em até 50% no faturamento de empresas do setor.
As áreas com maior potencial para contratar mão de obra especializada ou temporária, na opinião dos empresários do segmento, são: recrutamento e seleção (66,7%); controle de acesso (46,2%); limpeza e conservação (38,7%); e trabalho temporário (35,5%). A pesquisa consultou empresas acima de 700 funcionários (28%), entre 300 a 700 empregados (24,7%) e com até 300 trabalhadores (47,3%).
As difculdades apontadas para "venda de serviços", segundo a pesquisa, são: a mão de obra qualificada (80,6% dos entrevistados citaram); a documentação oficial para licitações (24,7%); e a logística de atendimento (18,3%).
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook