Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Governo brasileiro e FIFA se reúnem na Bélgica para discutir preparação da Copa
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 03 Outubro 2011 11:11
A presidenta Dilma Rousseff e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, encontraram-se nesta segunda-feira (03.10), em Bruxelas, em reunião acompanhada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. No encontro, foi discutida a preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.
Em entrevista após o encontro, o ministro Orlando Silva ressaltou que "o governo brasileiro reafirmou seu compromisso com a organização da Copa e com as garantias oferecidas à FIFA. As duas partes têm o mesmo objetivo, de realizar com sucesso o Mundial em 2014". Sobre um dos pontos discutidos, o projeto da Lei Geral da Copa, que está sendo analisado pelo Congresso Nacional, ficou acertado que, na próxima semana, em Brasília, haverá reunião entre representantes da FIFA e do governo para continuar o debate sobre o tema.
"Relatamos também o balanço do andamento de todas as obras ligadas ao evento, estádios, aeroportos, mobilidade, lembrando que essas intervenções são importantes não apenas para a Copa, mas para o país", afirmou o ministro.
Jérôme Valcke ressaltou a importância de manter o canal de diálogo aberto e o trabalho pelo objetivo comum de organizar bem a Copa. "O governo brasileiro e a FIFA estão trabalhando juntos. Da parte da FIFA, reconhecemos e respeitamos as leis brasileiras, e o país reconhece e respeita os acordos feitos para sediar o evento. Quero deixar claro que os brasileiros terão acesso aos jogos, não apenas os ricos", afirmou.
Durante o encontro, também foi discutido o andamento das obras nos estádios. Na avaliação de Valcke, "todos os estádios estarão prontos em 2014. Na próxima reunião da FIFA, nos dias 20 e 21 de outubro, já tomaremos a decisão sobre as cidades que sediarão a Copa das Confederações, em 2013, e sobre onde acontecerão a abertura e o encerramento da Copa em 2014". O secretário-geral da FIFA fez questão de reafirmar sua confiança no Brasil: "Nunca discutimos a possibilidade de tirar ou não a Copa do Brasil. Confiamos e queremos a Copa no Brasil."
Segundo o ministro Orlando Silva, na reunião também ficou acertado que, até o fim do ano, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, deve se encontrar com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.
Viagem
Dilma fica em Bruxelas até amanhã (04.10) no fim da tarde, quando segue para a Bulgária. Mas, no pouco tempo em que ficará na Bélgica, terá agenda lotada. A presidenta abre a 23ª edição do maior festival de artes da Europa, o Europalia, que este ano homenageará o Brasil.
Ao longo de três meses e meio, serão apresentados 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias, distribuídos por cinco países: Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda.
Confira a reportagem em áudio
Confira vídeo com a entrevista do ministro do Esporte, Orlando Silva
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.