Ministério do Esporte Copa é oportunidade para debater acessibilidade, diz especialista em Transporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Copa é oportunidade para debater acessibilidade, diz especialista em Transporte

O mestre em Planejamento de Transportes Paulo Sérgio Custódio tem críticas ao uso atual da palavra mobilidade. "Do jeito que é colocada nas discussões, tem sido tratada apenas como investimento em infraestrutura, um balcão de negócios no qual se compra um modelo baseado em marketing e não na necessidade", afirmou o especialista, que é consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Seminário Sustentabilidade e Legado - Copa 2014, realizado em Manaus. Para ele, o grande problema que se deve enfrentar dentro do debate das grandes cidades é o da acessibilidade, que define como 'a capacidade de a pessoa chegar a seu destino?.

Custódio citou trabalho realizado pela ONG ITDP, no qual se incluem os dez conselhos que regeriam o que ele chama de "mobilidade humana sustentável": caminhar; estimular a propulsão humana, por meio do incentivo ao uso de bicicletas; promover o uso de ônibus; desenvolver ações de limitação do uso de automóveis; gerir adequadamente a entrega de cargas; misturar usos para os sistemas; preencher os espaços, com a adoção de imposto crescente para lotes não urbanizados; preservar as áreas e construções histórias; conectar as quadras; e fazer com que os benefícios durem.

Para Custódio, "a sustentabilidade não se alcança com ações isoladas de construção de infraestrutura, mas com a conjunção de diversas medidas visando ao mesmo objetivo". Em relação ao legado, ele ressaltou que pode ser algo positivo ou negativo. "Legado não é obrigatoriamente sinônimo de obras, que podem não durar, mas de conhecimento e valores". O especialista frisou que é fundamental ter certeza de que as oportunidades geradas pelos grandes eventos serão de investimentos que podem se multiplicar e trazer desenvolvimento, e não tão somente de gastar sem critério", finalizou.

 Confira o hotsite sobre o seminário internacional

Confira o vídeo sobre o seminário internacional:



Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla