Ministério do Esporte Adesão de cidades-sede da Copa 2014 a arenas verdes surpreende
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Adesão de cidades-sede da Copa 2014 a arenas verdes surpreende

As construções das arenas que receberão os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014 ganham, no momento, a atenção da área da organização do evento para cumprir os projetos de sustentabilidade. "Quando se definiu que sustentabilidade seria um dos pilares da realização da Copa, estabeleceu-se que o BNDES só entraria com financiamento se esse quesito fosse seguido pelo projeto", lembrou Fabrício Barreto, coordenador do Núcleo Temático de Projetos de Certificação das Arenas, em sua exposição durante o Seminário Internacional Copa 2014: Sustentabilidade e Legado, nesta quarta-feira (28.09), em Manaus.

Barreto informa que a adesão das cidades-sede foi surpreendente, com a utilização de até outro tipo de certificação de construção sustentável. "Mesmo as arenas que não pediram recursos ao BNDES optaram por buscar certificação de construção sustentável.
Para a primeira quinzena de novembro, Barreto anunciou a realização de uma oficina com representantes das arenas. "Nesse encontro, vamos proporcionar uma importante troca de experiências entre os projetos, das soluções e estratégias adotadas e que possam ser replicadas", anunciou.

Na oficina, também se avaliarão medidas para implementação dos próximos passos, que incluem a identificação de produtos e serviços orgânicos e/ou sustentáveis que possam ser vendidos ou utilizados nos estádios e a melhor forma de implantar uma estrutura de gestão ambiental alinhada com políticas de inclusão social.

Entre as principais exigências para a certificação de construção sustentável, destaca-se a utilização de materiais, com a adequada destinação de resíduos decorrentes de demolição e/ou construção civil, uso de materiais reciclados e/ou certificados. Também a adoção do modelo de estádios solares, com placas de geração de energia fotovoltaica instaladas em estacionamentos e coberturas das arenas, e eficiência energética de modo geral.

Confira a reportagem em áudio



Confira o hotsite sobre o seminário internacional

Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla