Ministério do Esporte Nos parques, uma atração a mais para os visitantes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nos parques, uma atração a mais para os visitantes

Divulgar os parques nacionais, estaduais e municipais, dando maior visibilidade a locais que celebrem a biodiversidade do Brasil, gerando empregos e inclusão social e dinamizando a economia local. Esses são alguns dos objetivos do trabalho realizado pelo Núcleo Temático Parques Nacionais, apresentado hoje pela coordenadora Giovanna Palazzi, no Seminário Internacional Copa 2014: Sustentabilidade e Legado, em Manaus. "Acreditamos que a Copa vai ter um efeito catalisador de um processo que já vem sendo implementado, mas que agora receberá novo impulso", explicou a especialista.

Além desses objetivos, o Núcleo trabalha com o objetivo de melhorar a imagem do País no exterior, aumentar o fluxo interno e externo de visitantes, aumentar a permanência dos turistas no Brasil e aproximar a temática da conservação da sociedade como um todo. "As pesssoas só valorizam o que conhecem", afirmou Giovanna. Segundo ela, a proposta do Núcleo é definir quais parques serão incluídos no programa de promoção junto à Copa, selecionando as unidades de conservação hoje existentes e em condições de receber visitantes, investindo nessas unidades e na estrutura de suporte ao turista. "Os critérios para que uma unidade entre neste projeto são interligados e foram definidos em conjunto com o Ministério do Turismo", apontou ela.

Os critérios para inclusão das unidades, de acordo com as regras estabelecidas, são os atributos turísticos e a beleza cênica com potencial de atrair visitantes, em primeiro lugar, e a existência de um plano de manejo atualizado para que o parque possa ter infraestrutura mínima de acesso e visitação: o local tem que ser acessível em até três horas por via terrestre ou duas horas por avião, e estar em alguma das 85 regiões de destinos turísticos registrados no Ministério do Turismo. Além disso, o local tem que estar comprovadamente incluído em produto turístico já comercializado.

Confira o vídeo do seminário internacional:


Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla