Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aprovação do Plano de Promoção do Brasil para a Copa 2014 é publicada no Diário Oficial
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 26 Setembro 2011 12:33
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26.09) traz a aprovação do Plano de Promoção do Brasil, editado pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo da FIFA 2014 (Gecopa). Ainda nesta semana, o Ministério do Esporte publicará o edital para selecionar os projetos da Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil. Uma comissão especial para seleção dos projetos será criada, com dois integrantes da pasta e outros dois da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
A comissão ainda terá que realizar interlocução com os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, para alcançar apoio financeiro ou institucional e submeter os projetos selecionados ao Gecopa. Os integrantes da comissão não serão remunerados.
O plano aborda a promoção do país de uma forma ampla. As ações de publicidade, de relações públicas, de promoção de imagem e relacionamento com a imprensa são apontadas como indispensáveis ferramentas para garantir o sucesso do evento, especialmente para o fomento comercial, turístico e sócio-cultural.
Exemplos externos
Para a formatação do plano unificado de promoção, foram levadas em conta as experiências de Mundiais passados, como os da Alemanha e da África do Sul. No país europeu, a mensagem reforçada para o mercado interno foi a retomada do patriotismo. Já para os estrangeiros, a ideia foi mostrar uma país receptivo, divertido.
Na África do Sul, a mensagem interna era de construção de uma nação onde se quer viver, e a externa, da construção bem sucedida da nação África. Para o Brasil, a ideia do plano de promoção é agregar novos atributos à imagem do país, sem deixar de reforçar as características positivas que já são associadas à nação.
Entre os atributos identificados como já atrelados ao Brasil estão: um povo alegre, com estilo de vida único e hospitaleiro, além de ser uma terra de grande beleza natural e diversidade cultural. As características a serem reforçadas são: economia forte e vibrante, capacidade de inovação, estabilidade da democracia e da economia, desenvolvimento com justiça social, esforço de sustentabilidade e cultura de paz e tolerância.
Confira a íntegra do Plano de Promoção do Brasil e veja a publicação da resolução do Gecopa no Diário Oficial
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook