Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Câmara Temática de Segurança da Copa 2014 se reúne em Porto Alegre
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 23 Setembro 2011 17:19
A Câmara Temática de Segurança se reuniu nesta sexta-feira (23.09), em Porto Alegre, para debater o alinhamento de ações de segurança pública para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Representantes das três esferas de governo estiveram presentes e assistiram a apresentações e palestras, tratando de temas como planejamento e ações de segurança nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Para o secretário Nacional de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, a grande missão da Copa do Mundo é transformar investimentos para o megaevento em legado em áreas como mobilidade urbana, aeroportos, portos e infraestrutura. Na área da segurança, Alcino ressaltou a criação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos e a elogiou o trabalho realizado pelas nove câmaras temáticas instaladas pelo governo federal.
"Nossa expectativa não é fazer apenas uma grande Copa, mas realizar a melhor de todas as edições", afirmou. "Será também a oportunidade para que o Brasil se apresente ao mundo como país alegre, pacífico e também forte economicamente e com preocupações com distribuição de renda."
O diretor executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, destacou a importância da Copa do Mundo para o país não apenas como evento esportivo, mas como catalisador de investimentos, como na área de segurança. "A segurança é uma responsabilidade de todos nós, e o alinhamento proposto aqui é fundamental", disse. "A Copa também terá hotéis, aeroportos, centros de treinamento para serem monitorados", completou, citando a importância do trabalho integrado da Câmara Temática.
De acordo com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, uma das grandes heranças que ficará para o país será a sensação de segurança para a população. "Esse tema interage com todos os brasileiros. Temos que juntar todas as nossas forças para pensar na organização do evento, sem esquecer de pensar no legado após a Copa: um país mais seguro para quem vive, trabalha e visita o Brasil", disse.
De acordo com o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Ricardo Botelho, a reunião para planejar ações de segurança é essencial para a realização de um dos maiores eventos do planeta. "Todos sabem das suas responsabilidades, e tenho certeza de que, em 2014, teremos um evento totalmente preparado", afirmou, reforçando a necessidade da investir em tecnologia, mas, principalmente, promover a integração entre todos os envolvidos no grande evento.
Memória
Formalizada por meio do Seminário Técnico de Segurança, em 10 de maio de 2010, a Câmara Temática de Segurança está sob responsabilidade do Ministério da Justiça e conta com a participação de órgãos federais, representantes das cidades-sede e do Comitê Organizador Local (COL).
A Câmara iniciou suas atividades discutindo o modelo de operação da segurança em grandes eventos e o alinhamento entre os diversos órgãos, criando sinergias entre as diferentes polícias e forças de segurança. Também foi criado o Caderno de Atribuições, que identifica, de forma detalhada, as atividades a serem desenvolvidas pelos entes de segurança.
O governo federal prepara um Plano de Segurança para a Copa que garanta a integração e a articulação entre os órgãos de policiamento e defesa nas três esferas. A estratégia prevê medidas de alcance internacional, desde o monitoramento nos pontos de entrada de turistas até o controle de distúrbios civis.
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook