Ministério do Esporte BOLSA-ATLETA RUMO AO PAN: Natali Cruz integra equipe brasileira de saltos ornamentais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

BOLSA-ATLETA RUMO AO PAN: Natali Cruz integra equipe brasileira de saltos ornamentais

"Fazer a minha melhor performance". É isso que Natali Cruz, uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, espera de sua atuação nos Jogos Pan-Americanos. Ela faz parte da equipe de oito atletas brasileiros convocados para as provas de saltos ornamentais - quatro no feminino e quatro no masculino - em Guadalajara, no México. Além de Natali, outros quatro bolsistas compõem a delegação brasileira da modalidade.

Apesar da pouca idade (18 anos), Natali acumula vários títulos importantes no esporte. A saltadora conquistou, juntamente com a irmã gêmea, Nicoli Cruz, o primeiro lugar na prova de salto sincronizado do trampolim de 3m do Sul-Americano Juvenil de Saltos Ornamentais, realizado em abril, no Chile. Além disso, a atleta foi a primeira colocada de sua categoria no Troféu Brasil, uma das competições que lhe garantiu o índice para o Pan.

Antes praticante da natação, a atleta se interessou pelos saltos ornamentais aos nove anos, quando foi chamada a fazer um teste para integrar uma equipe do Rio de Janeiro. "O técnico da equipe na época disse que eu e minha irmã tínhamos o perfil físico para o esporte e nos chamou para fazer um teste. Ficamos três meses em fase de avaliação, com mais 30 crianças, e fomos chamadas para integrar a seleção", conta.

É a primeira participação de Natali nos Jogos Pan-Americanos. Ela afirma que disputar a medalha em uma competição de nível internacional será difícil, mas garante trazer bons resultados para o país: "Este será meu primeiro Pan. Sei que muitos campeões mundiais e atletas com mais experiência participarão, mas vou buscar a minha melhor pontuação". Para isso, a atleta intensificou a rotina de treinos: pratica oito horas por dia, de segunda a sexta, e quatro horas aos sábados.

Além de Natali e Ian, os também bolsistas Hugo Parisi, Rui Marinho e Juliana Veloso representarão o Brasil no Pan de Guadalajara. César Castro, Andressa Mendes e Bruna Brunnett completam a delegação.

Confira vídeo do ABC do Esporte - Saltos Ornamentais



Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla