Ministério do Esporte Seminário do TCU: mobilidade urbana será um dos principais legados da Copa do Mundo
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Seminário do TCU: mobilidade urbana será um dos principais legados da Copa do Mundo

A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 servirão como catalisadores das ações para melhorar a mobilidade urbana no País. O tema foi discutido nesta quarta-feira (17.08) no Seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

As 12 cidades-sede do Mundial ganharam um Programa de Aceleração do Crescimento próprio. São 50 projetos que fazem parte do PAC da Copa e deverão atender a demandas atuais das regiões metropolitanas, transformando-se num dos principais legados.

"A Copa vai acelerar o debate das estruturas urbanas no Brasil. Precisamos ser criativos e buscar a inovação frente a várias questões, como a das enchentes. Na Europa, por exemplo, ao construir os prédios ou praças públicas, já deixam reservatório para a chuva. Precisamos pensar diuturnamente nos problemas das grandes cidades", afirmou Mário Negromonte, ministro das Cidades.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lembrou que a questão da mobilidade deve estar no centro da preocupação do poder público. "Deixar bons estádios é fundamental. A pista de atletismo tem que estar perfeita. Mas precisamos concentrar recursos naquilo que é difícil de conseguir o interesse da iniciativa privada e que as pessoas vão poder utilizar", reforçou Paes.

Eficiência
Já o diretor das Áreas de Inclusão Social e Crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Elvio Lima Gaspar, comentou a necessidade de se aproveitar o momento para que o setor ganhe eficiência econômica e ecológica. "O ônibus híbrido, por exemplo, é uma boa opção porque recupera parte da energia quando freia e está aberto para outros combustíveis".

O coordenador da Área de Mobilidade Urbana do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Renato Boareto, destacou a importância de se levar em conta os coeficientes sociais. "Não adianta investir em um trecho que vai ligar o aeroporto ao estádio e que depois não beneficiará comunidades de coeficientes sociais mais baixos, que precisam mais."

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Ascom - Ministério do Esporte
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