Ministério do Esporte Em seminário no TCU, ministro do Esporte comemora início das obras do estádio de Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em seminário no TCU, ministro do Esporte comemora início das obras do estádio de Natal

Uma espécie de prestação de contas do andamento dos preparativos para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Esse foi o tema do primeiro painel do Seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

A discussão, na manhã desta terça-feira (16.08), reuniu o ministro do TCU Valmir Campelo, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes. Orlando Silva detalhou o andamento das obras viárias, para mobilidade urbana e das reformas e construções de estádios.

"Fizemos um debate com todas as cidades e vamos rever os cronogramas e orçamentos das obras que estão dentro do PAC da Copa. Mas a presidenta Dilma Rousseff já sinalizou que as obras devem ser licitadas e os contratos firmados até o fim de 2011", explicou Orlando, ao lembrar que a Matriz de Responsabilidade está sendo revista e, dentro de algumas semanas, deve sofrer uma atualização.

Com o início das obras no estádio de Natal, Orlando considerou o tema equacionado. "Fiquei feliz que começaram as obras em Natal, o que consolida a questão dos estádios", afirmou Orlando. Segundo o ministro, dez das 12 arenas estarão prontas para a Copa das Confederações. "As de São Paulo e Natal devem ficar prontas até o início de 2014, ainda a tempo para o Mundial."

Já Sérgio Cabral falou do andamento das principais obras cariocas para o Mundial e as Olimpíadas: "O Maracanã é o grande palco da Copa e dos Jogos Olímpicos. Posso garantir que estará pronto para a Copa das Confederações, em 2013". Quanto ao Estádio de Remo da Lagoa, o governador prevê a conclusão para maio de 2015.

Cabral ainda comentou o legado das obras de mobilidade para a população. "No caso do metrô, são quase 14,5km de extensão, seis estações e novos trens. Vamos entregar nosso sistema ferroviário completamente renovado para a Copa do Mundo, com capacidade para mais de um milhão de passageiros por dia. Vamos entregar toda a frota renovada de trens urbanos", afirmou.

Fiscalização
O ministro do TCU Valmir Campelo detalhou a importância do acompanhamento e da fiscalização preventiva. "Ao analisar as planilhas do aeroporto de Belo Horizonte, vimos que algumas quantidades e valores em Manaus estavam superestimados", exemplificou.  Segundo Campelo, a licitação foi revista e a economia chegou a mais de R$ 140 milhões, em Belo Horizonte e Manaus.

O evento organizado pelo TCU promove debates sobre fiscalização e ações preparatórias para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, além dos legados na área de emprego e renda, infraestrutura de serviços turísticos, segurança pública, mobilidade urbana.

Em dois dias de evento, nove temas serão abordados: Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: Balanço Anual - Ações de Governo e Parcerias Público-Privadas; Geração de Emprego e Renda na Economia Nacional; Infraestrutura de Serviços Turísticos; Transparência, Controle e Fiscalização; Segurança e Inteligência de Estado; Mobilidade Urbana Sustentável; Infraestrutura Aeroportuária; Legado dos Megaeventos Esportivos; Valorização e Globalização da Marca "Brasil".

Leia mais sobre o seminário do TCU

Aeroportos devem estar preparados para a Copa do Mundo ainda em 2013

Mobilidade urbana deve ser um dos principais legados da Copa do Mundo

Setor de segurança vai investir em contratação e treinamento para a Copa e as Olimpíadas

Presidente do TCU destaca importância da fiscalização nas obras da Copa e das Olimpíadas

Leitos de hotéis em cidades-sede da Copa do Mundo devem aumentar 40%

Confira a reportagem em áudio




Confira a reportagem em vídeo



Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla