Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Área de saúde da Copa do Mundo 2014 planeja ações em Fortaleza
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 05 Agosto 2011 17:53
Representantes das secretarias de Saúde dos 12 municípios - e dos respectivos estados - que sediarão os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 deram continuidade, em Fortaleza, à elaboração do planejamento das ações de saúde previstas para a competição. "Este é um momento de trocar experiências entre as secretarias. Lembro sempre que, quando a gente trabalha junto, se fortalece", avaliou Adriano Massuda, secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde e coordenador da Câmara Temática da Saúde para a Copa.
O objetivo do encontro, que terminou nesta sexta-feira (05.08), foi apresentar a rede de atenção à saúde e as ações que estão sendo desenvolvidas para garantir qualidade no atendimento à população durante os jogos. A apresentação do representante do Ceará, Arruda Bastos, que abriu a reunião, mostrou que o estado e o município de Fortaleza estão afinados. Segundo ele, a parceria permite um trabalho estruturado. "Vocês vão ver que muitas ações se confundem entre o que é do estado e o que é do município, devido ao grande entrosamento que existe", observou.
Bastos contou que a preparação das ações em saúde para a Copa de 2014 começou com bastante antecedência. "Desde 2007, quando foi apresentada a proposta para a FIFA, já cumprimos nossa meta de reestruturar o atendimento de urgência e emergência em Fortaleza, na região metropolitana da capital e no litoral oeste. Agora, vamos expandir o trabalho para todo o estado", explicou.
Fortaleza sediou a terceira reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa de 2014. Os dois primeiros encontros foram realizados em Brasília. A proposta é que as reuniões sejam itinerantes e ocorram nas 12 cidades-sede.
Transparência
O assessor especial do Ministério do Esporte Joel Benin lembrou que a Copa é uma oportunidade para o governo fortalecer a plataforma de promoção do Brasil: "Queremos apresentar este novo país em que estamos vivendo".
Benin destacou que está prevista para o próximo dia 18 a instalação da nona e última Câmara Temática relativa ao Mundial: a de Transparência.
Leônia Vieira (Ascom - Ministério da Saúde)
Foto: Ruy Norões
Ascom - Ministério do Esporte