Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Seminário na Marina da Glória destaca impactos positivos da Copa 2014 no Brasil
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 28 Julho 2011 13:18
Em evento prévio ao Sorteio das Eliminatórias, marcado para sábado (30.07), os números da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 foram apresentados de forma diferente na Marina da Glória, na manhã desta quinta-feira (28.07). O seminário "A Copa como fenômeno sócio-cultural" mostrou o grande interesse da população brasileira pela competição e o impacto que a realização do evento terá na economia do país.
"A Copa do Mundo opera milagres. Isso ficou claro com a mudança que fez no povo alemão, que se mobilizou em torno de sua identidade nacional. No Brasil, a transformação que fará pela mobilidade urbana e pela qualidade de vida será incrível. E ainda tem o principal, que é mostrar uma nova imagem do Brasil", explica Rodrigo Paiva (foto), diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local (COL).
Paiva ainda revelou dados de pesquisa sobre a relação do brasileiro com a competição. "De certa forma, esperávamos números assim. Por exemplo, 58,2% disseram que o evento que mais esperam nos próximos cinco anos é a Copa. Em relação ao conhecimento sobre o evento, 84% sabem que o Mundial será no país, enquanto 16% têm conhecimento dos Jogos Olímpicos em Londres, em 2012", disse.
PIB e exportações
Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, comentou os impactos benéficos da competição. "Os países que receberam o Mundial tiveram um incremento de 30% em suas exportações. Isso seria importante para o Brasil, que hoje exporta 15% do PIB", defende.
Goldfajn ainda fez um paralelo da evolução do futebol e da economia no país, de 1950 até 2014. "Em 1994, conquistamos um Mundial depois de 24 anos e ainda começou um trabalho sério de estabilização da economia", exemplificou. Goldfajn prevê que a Copa gere aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,5% até 2014.
Confira informações sobre a Copa 2014 e o sorteio das Eliminatórias no hotsite www.copa2014.gov.br.
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte