Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Imprensa estrangeira que vai cobrir o sorteio das Eliminatórias visita o morro Santa Marta
- Detalhes
- Publicado em Terça, 26 Julho 2011 21:04
Jornalistas estrangeiros que estão no Rio de Janeiro para o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, no próximo sábado (30.07), visitaram nesta terça-feira (26.07) a comunidade do morro Santa Marta, primeira a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
A visita foi organizada pelo governo federal, em parceria com o governo do estado do Rio. Repórteres de veículos como a agência de notícias Reuters, o jornal inglês Daily Star e a rede de TV Al Jazeera participaram da visita.
Os jornalistas foram recebidos pelo coronel Robson Rodrigues, que coordena as 17 unidades de polícia pacificadoras espalhadas por comunidades no Rio. Para Rodrigues, a visita da imprensa internacional não é novidade e cumpre uma importante missão.
"Sabemos que ainda há muito trabalho para ser feito, mas é importante passar outra imagem, que não lembra uma guerra deflagrada, com armas pesadas. Com a chegada da polícia, podemos mostrar que o resto do Estado está chegando", afirmou Rodrigues.
"A experiência de conhecer a difícil realidade que as pessoas vivem é muito boa. E acho que os brasileiros devem se orgulhar do trabalho que está sendo feito aqui para mudar essas realidades", afirmou o inglês Brian Woolnough, repórter da Sky TV e do Daily Star.
Capacitação
Os repórteres ainda conheceram o projeto Top Tour, da Secretaria de Esporte do estado do Rio de Janeiro. O programa oferece cursos de capacitação para a comunidade do Santa Marta receber melhor os turistas, com visitas guiadas e atenção no comércio.
"A intenção é estimular o empreendedorismo, ocupando o vazio deixado pelo tráfico", explica Monica Rodrigues, coordenadora do projeto. Salete Martins Duarte, de 42 anos, tem um quiosque há 15 anos na entrada da comunidade e passa por cursos para atender os turistas. "Estou fazendo um curso técnico de turismo e mês que vem começo um curso de francês", conta Salete.
O guia Gilson Silva, de 33 anos, que nasceu na comunidade, comemora as oportunidades com os programas: "O Santa Marta sempre esteve no centro das atenções. Já recebemos o Michael Jackson, a Madonna, a rainha Elizabeth e outros por aqui. Temos um pessoal muito receptivo. Agora, estamos nos preparando para tratar melhor os turistas".
Confira informações sobre a Copa 2014 no hotsite www.copa2014.gov.br.
Confira a reportagem em áudio
Confira a reportagem em vídeo
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.