Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Agentes de Turismo discutem a criação de um selo de qualidade
- Detalhes
- Publicado em Terça, 06 Março 2001 15:00
O Secretário-Executivo do Ministério do Esporte e Turismo, João Agripino Maia, representará o Ministro Carlos Melles na Oficina de Avaliação 2000 e de Planejamento para o ano 2001 do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT). O encontro, que começa nesta quarta-feira (07/03), às 9h, no auditório do Centro de Treinamento do Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, lote 22), vai reunir cerca de 80 participantes, representantes das instituições que formam a parceria no programa com o Ministério do Esporte e Turismo e EMBRATUR, como o SESI, SENAC e SEBRAE, além dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa em seus respectivos municípios. Durante os próximos três dias, eles vão avaliar as ações já realizadas neste ano e discutir propostas para a melhoria do programa, além de traçar metas para o restante do ano. Uma das propostas que serão analisadas é a criação de um selo de qualidade para determinar e distinguir a qualidade dos serviços prestados pela iniciativa privada, em hotéis, bares, restaurantes, parques temáticos e transportes. “Os municípios que se habilitarem ao programa de certificação terão prioridade no direcionamento das verbas do Ministério e da Embratur para as ações de sinalização turística, elaboração de roteiros turísticos, folheteria, limpeza urbana, capacitação e estudos”, explicou o Ministro Carlos Melles durante o lançamento do projeto de qualificação profissional para a área de turismo. O PNMT foi efetivamente implantado no País em 1996 e está presente em 1.532 municípios. Neste período foram realizadas 759 oficinas de capacitação, com a formação de 11.580 Agentes de Desenvolvimento do Turismo. As oficinas de capacitação profissional disponibilizam aos municípios participantes noções sobre turismo sustentável, mecanismos de gestão da atividade turística e de como planejá-la. O programa tem como objetivo ainda possibilitar que o cidadão comum descubra o seu papel na comunidade, percebendo, assim, que também é co-responsável nas ações turísticas que realmente promovem o desenvolvimento de seu município. Participam do encontro ainda representantes do Ministério do Planejamento, Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (ABBTur), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Empresa Paraibana de Turismo, Empresa Sergipana de Turismo, TurisRio, BahiaTursa, TurMinas, Embrapa, Superintendência Estadual de Turismo de Roraima, Fundação Ulbra, Programa Comunidade Solidária, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
{audio}{/audio}