Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Turismo vai promover roteiro turístico da cachaça
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 12 Março 2001 15:00
O Ministro Carlos Melles assinou um protocolo de intenções para a efetivação de um convênio com a Cooperativa de Produção e Promoção da Cachaça de Minas Gerais (Cocachaça), com o objetivo de promover o roteiro turístico da cachaça em seis rotas, cobrindo, assim, 19 cidades mineiras. A solenidade foi realizada sexta-feira (09/03), na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); e contou com as presenças do assessor especial da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Walter Batista Alvarenga; da presidente da Cocachaça, Dirlene Maria Pinto; e do vice-presidente da Fiemg, Santiago Ballesteros Filho. Criada em 1999, a Cocachaça reúne produtores de aguardente de Minas Gerais, que trabalham com a exportação de cachaça artesanal. O objetivo é estimular a exportação do produto e o seu consumo como blend (mistura). Para conquistar o mercado externo, os produtores conveniados uniformizaram os processos de produção, desde o plantio até o engarrafamento e criaram uma marca especialmente destinada aos estrangeiros – Samba e Cana. No ano passado, a Cocachaça exportou cerca de 60 mil litros de aguardente. Mas, até o final do ano, a meta é exportar um milhão de litros. Para 2002, o volume de exportações deve chegar a 3 milhões de litros, alcançando 10 milhões de litros, até 2005. O Estado de Minas Gerais tem oito mil produtores de aguardente, responsáveis pela fabricação de 180 milhões de litros do produto ao ano. O setor gera 120 mil empregos diretos e 480 mil empregos indiretos.
{audio}{/audio}