Ministério do Esporte Para Aldo Rebelo, Bolsa Pódio garante vínculo entre atletas e população
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Para Aldo Rebelo, Bolsa Pódio garante vínculo entre atletas e população

Para impulsionar os resultados brasileiros nas pistas de atletismo, o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) entregaram, nesta segunda-feira (28.10), em São Paulo, os certificados para os 19 atletas da modalidade que passarão a integrar o programa Bolsa Atleta Pódio, que faz parte do Plano Brasil Medalhas.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lembrou que a ação é voltada para a preparação brasileira visando aos Jogos de 2016 e a Bolsa Pódio tem o papel de estabelecer um vínculo entre o atleta e a população. “Esse dinheiro não é do governo. É do nosso povo. É dos trabalhadores, aqueles que muitas vezes não têm recursos suficientes para a própria sobrevivência. Tiramos um pouco dos recursos dos impostos que pagamos para que os nossos atletas tenham essa bolsa, para possibilitar condições dignas aos nossos atletas”, disse.

Leia mais:
Com a Bolsa Pódio, atletas pretendem evoluir nos detalhes para garantir medalhas

Ministério e CBAt anunciam os 19 contemplados pela Bolsa Pódio no atletismo

A campeã mundial no salto com vara Fabiana Murer lembrou que todos os atletas estavam na expectativa do anúncio e que esse apoio é uma motivação para treinar e buscar novos resultados. "Em nome de todos os atletas, gostaria de dizer que estamos muito contentes com o anúncio da Bolsa Pódio. Esse suporte é  importante para podermos treinar com tranquilidade, além de garantir toda a equipe multidisciplinar, com técnico, médico e nutricionista, todos os que nos ajudam a chegar ao pódio nos Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou Fabiana.

Para garantir o apoio, os atletas apresentaram um plano de treinamento para terem direito à bolsa mensal. O ministério também destinará recursos para a compra de equipamento e material esportivo, estruturação de equipe multidisciplinar e ajuda para processos científicos, como exames em atletas.

A expectativa do governo é que cerca de 160 atletas brasileiros recebam a Bolsa Pódio entre 2013 e 2014. Segundo Aldo Rebelo, o investimento é o cuidado do governo para garantir o desempenho dos atletas em 2016. “O  Brasil precisa não apenas preparar bem a organização dos Jogos Olímpicos, mas cuidar do desempenho dos atletas, por ser o país-sede. Falei com a presidente Dilma Rousseff que precisávamos investir em material, equipamentos e, principalmente, nos nossos atletas.”


O secretario nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, ressaltou que a Bolsa Pódio garante o protagonismo dos atletas e que traça os planos também para o futuro do esporte olímpico brasileiro. “O Bolsa Pódio não é somente recurso financeiro. É uma aposta do Ministério do Esporte na capacidade dos atletas em gerenciar as suas carreiras. Sabemos que a confederação e os patrocinadores ajudam, mas acreditamos que os atletas precisam de recursos próprios à disposição para que possam decidir o que fazer. Desde pagar a sua subsistência, o que achar necessário, mas também comprar equipamento diferente, fazer uma viagem para o exterior ou contratar um profissional adicional ao que os clubes oferecem.”

Breno Barros, de São Paulo
Fotos: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla