Ministério do Esporte Paraná conquista Copa do Brasil de Taekwondo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Paraná conquista Copa do Brasil de Taekwondo

Foto: Glauber QueirozFoto: Glauber QueirozTerminou no último domingo (10.11) a Copa do Brasil de Taekwondo realizada em Goiânia. A competição reuniu cerca de 600 atletas, representando 21 estados e o Distrito Federal, e foi a última chance para os atletas melhorarem suas posições no ranking nacional em busca de uma vaga na seletiva, em fevereiro, em cidade a ser definida, para formação da seleção brasileira.

A Copa do Brasil distribuiu 15 pontos no ranking para o vencedor de cada categoria, sendo a segunda competição que mais dá pontos, perdendo apenas para os 20 pontos do Campeonato Brasileiro. Com nível técnico elevado, o campeonato contou com disputas das categorias cadete (12 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos), sub-21, adulto e máster (acima de 31 anos).

No campeonato geral por Estados, o Paraná ficou com a vitória, com 126 pontos, seguido de São Paulo, com 125 pontos, e do Distrito Federal, com 119. Os três também foram os que mais enviaram representantes ao campeonato, com 78 atletas defendendo o Distrito Federal, 68 do Paraná e 63 de São Paulo.

COES se destaca
Uma das delegações que se destacaram na copa foi a do Espírito Santo. Com 18 representantes, o estado, entre outros bons resultados, conquistou o tricampeonato de Charlles Maioli na categoria até 63 kg. O desempenho capixaba na Copa já é resultado do projeto do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), parceria do governo do estado com o Ministério do Esporte. Iniciado em janeiro deste ano, já conta com 48 atletas no taekwondo conseguindo bom desempenho em menos de um ano de atividades.
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
“Antes não tínhamos estrutura para segurar nossos atletas no Espírito Santo. Agora, com o COES, lutadores de outros estados nos procuram para entrar no projeto”, conta Rogério Castilho, auxiliar técnico de taekwondo no COES. “Conseguimos fazer com que alguns lutadores que havíamos perdido voltassem a defender o Espírito Santo, como é o caso do Charlles”, diz Rogério.

“Passei um ano em Piracicaba (SP) e quatro anos em Londrina (PR), treinando, e retornei para o Espírito Santo neste ano por conta do COES”, diz Charlles, lutador de 22 anos, atual líder do ranking brasileiro de atletas até 63 kg.

O projeto, desenvolvido a partir de recursos do Ministério do Esporte e do Governo do Estado do Espírito Santo, atende a 400 atletas, da base e da ponta do alto rendimento em sete modalidades olímpicas: boxe, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo e vôlei de praia. Pelo convênio, o governo do Estado oferece as instalações e o custeio, já o dinheiro do Ministério do Esporte paga os equipamentos, contratação de profissionais, despesas com viagens e compra de uniformes.


João Victor Moretti, especial para o Ministério do Esporte
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla