Ministério do Esporte Aldo Rebelo visita a primeira composição do VLT em Cuiabá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo visita a primeira composição do VLT em Cuiabá

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou na quarta-feira (13.11) a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá. Ao lado do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e de deputados estaduais, o ministro conheceu o interior do primeiro trem do novo modal, que já está instalado nos trilhos assentados no Centro de Manutenção, em Várzea Grande.

Aldo Rebelo, que foi a Cuiabá para prestigiar os Jogos dos Povos Indígenas, destacou o projeto de mobilidade urbana: “Cuiabá é um canteiro de obras, e antes do primeiro jogo já marcou o primeiro gol”.

Ricardo Sanches, representante da CAF, uma das cinco empresas que compõe o Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande, responsável pelo material rodante fabricado na Espanha, explicou que primeiramente a composição vai passar por testes estáticos, os mesmos que foram feitos na fábrica antes de serem embarcados, em Bilbao. Posteriormente, serão feitos os testes dinâmicos.

No local, só na área que está o pátio de estacionamento e será implantado o Centro Administrativo Operacional, serão construídos 10 quilômetros de trilhos. Outros 90 quilômetros de trilhos permanentes já estão sendo transportados para Mato Grosso.

O Consórcio VLT conta atualmente com mais de 1.400 homens trabalhando em todo o processo de implantação. Além das obras de trincheiras, viadutos e pontes, o VLT contará com 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, e uma estação diferenciada no bairro do Porto para integração com o transporte coletivo.

O sistema terá o total de 40 composições para atender os dois eixos. Cada composição tem a capacidade para transportar 400 passageiros. Das 39 composições restantes, 25 já estão prontas na fábrica na Espanha, sendo que quatro estão em navegação rumo ao Brasil. Até o fim de abril, todos os veículos estarão em Mato Grosso.

Fonte: Secopa-MT
Foto: Josi Pettengill/Secom-MT
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla