Ministério do Esporte Cavalgada da Liberdade no calendário esportivo cultural
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cavalgada da Liberdade no calendário esportivo cultural

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, idealizador da Cavalgada da Liberdade – homenagem ao Quilombo dos Palmares e a Zumbi, principal líder da com unidade que chegou a reunir quase 30 mil escravos fugidos – quer incluir a festa, que aconteceu pela segunda vez no último dia 17, no calendário de eventos dos ministérios do Esporte e da Cultura. “O Quilombo dos Palmares marca o início dos movimentos sociais no Brasil. Zumbi e seus liderados começaram a luta por um Brasil mais justo, mais equilibrado. O que aconteceu aqui é importante para a história da humanidade. Vamos repetir esta homenagem todos os anos para que ninguém esqueça a luta de Zumbi. E vamos incluir a Cavalgada nos calendários dos ministérios do Esporte e da Cultura”, disse o ministro.

No domingo (17.11), dezenas de cavaleiros e amazonas percorreram 54 km a partir da antiga estação ferroviária de União dos Palmares até Viçosa na segunda edição da Cavalgada da Liberdade.  Na chegada a Sumidouro, já no município de Viçosa, onde Zumbi foi morto, em 20 de novembro de 1695, o ministro Aldo Rebelo falou da importância histórica de Zumbi e do Quilombo dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares foi criado nos anos 1690 por escravos fugidos das fazendas e presídios da então Capitania de Pernambuco. Em 1695, depois de vários anos de resistência aos ataques do governo da capitania, o quilombo – onde viveriam mais de 20 mil pessoas – foi destruído pelas tropas de Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado pelo governo, e Zumbi foi morto.

Fernando Guedes
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla