Ministério do Esporte Jovens promessas do esporte nacional já estão em Brasília para os Jogos Mundiais Escolares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jovens promessas do esporte nacional já estão em Brasília para os Jogos Mundiais Escolares

Foto: Francisco MedeirosFoto: Francisco MedeirosA delegação brasileira que disputará os Jogos Mundiais Escolares - Gymnasiade 2013 já está reunida em Brasília, sede da competição, que começa nesta quinta-feira (28.11). São cerca de 160 atletas do país que disputarão medalhas em oito modalidades: atletismo, judô, caratê, natação, xadrez e ginástica aeróbica, rítmica e artística. Entre os representantes brasileiros na competição estão jovens promessas do esporte e atletas que já acumulam títulos e experiências internacionais.

Juliana Campos e Matheus Américo integram a delegação do atletismo na disputa. Ela irá competir na prova do salto com vara e ele, nos 800 e 1.500m. Apesar de ter apenas 17 anos, no currículo de Juliana estão importantes títulos internacionais: ela foi a terceira colocada no Campeonato Sul-Americano de Juvenis, disputado na Argentina, e é a atual recordista brasileira juvenil da prova. Para a atleta, que participará de sua primeira competição escolar, a experiência conquistada em torneios internacionais será uma vantagem durante a disputa da Gymnasiade. “Já ter participado de competições internacionais com certeza fará toda a diferença. Vou para essa competição com mais calma e sabendo melhor como lidar com a ansiedade antes da prova, mas cada competição é diferente, e na Gymnasiade o nível dos atletas será bastante alto”, ressaltou a atleta paulista.

Também no atletismo, o brasiliense Matheus Américo espera subir ao pódio na competição e aumentar o número de títulos em seu currículo. “Tenho apenas um ano no atletismo, mas espero fazer uma boa marca na semifinal dos 1.500m, tentar a qualificação para a final e trazer o título para o Brasil”, disse o atleta que é vice-campeão brasileiro sub-17, vice-campeão sul-americano sub-20 e terceiro colocado nos Jogos Escolares da Juventude, disputados neste mês em Belém.Fotos: DivulgaçãoFotos: Divulgação

Nos 200m livre da natação, uma das representantes brasileiras será Ana Carolina Amaral. A nadadora, que também é de Brasília, destaca que a Gymnasiade será importante para adquirir experiência. “Vou dar o meu máximo e quero melhorar todos os meus tempos. Representar o país em uma competição deste tamanho é uma coisa muito legal e vou dar o meu melhor para chegar às finais. Mas de qualquer forma, conquistando a medalha ou não, será uma experiência muito importante”, afirmou a atleta, que participará de sua primeira competição internacional aos 15 anos.

Levando em conta os ídolos de Lilian Lopes, representante da delegação nacional no judô, o pódio é garantido. A atleta piauiense tem como inspiração no esporte a conterrânea e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres Sarah Menezes. Na Gymnasiade, a judoca de 16 anos promete dar trabalho para as adversárias em busca da medalha. “Quero buscar a medalha! Conquistar esse título é muito importante e será um marco na minha carreira como atleta”, disse. “Tenho a Sarah Menezes como um exemplo e sei que se tiver foco e treinar muito também serei uma campeã mundial. A Gymnasiade é o início de tudo isso”, completou Lilian, que tem como meta representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020.

A cerimônia de abertura da Gymnasiade será nesta quinta-feira (28.11) e as disputas seguem até o dia 3 de dezembro.

 

Paula Braga
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla