Ministério do Esporte Brasileira conquista ouro no xadrez nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasileira conquista ouro no xadrez nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013

Atletas brasileiros que subiram no pódio no xadres na Gymnasiade 2013 (Foto: Francisco Medeiros)Atletas brasileiros que subiram no pódio no xadres na Gymnasiade 2013 (Foto: Francisco Medeiros)

A pernambucana de Petrolina Ramyres Coelho subiu ao pódio na manhã desta terça-feira (03.12), para receber a medalha de ouro conquistada no torneio de xadrez da Gymnasiade 2013. Com uma rodada de antecipação, Ramyres foi beneficiada com a vitória sob a portuguesa Mariana Sofia, que disputou com a dominicana Raydily Almanzar. Com a vitória, Ramyres que somou três pontos em igual número de jogos disputados, não pôde mais ser alcançada por nenhuma adversária.

Com 15 anos de idade, nove deles dedicados ao xadrez, Ramyres afirmou que o nível da competição foi alto e exigiu muita experiência dos jogadores. “Sabia que ia ser difícil. Treinei muito e consegui”, comemorou. A enxadrista é treinada por seu irmão, o professor Ronielly Santana Coelho, que a acompanhou nos jogos. Ela também tem aulas com o grande mestre do xadrez, e número 1 do Brasil, o maranhense Rafael Leitão.

Atletas brasileiros que subiram no pódio no xadrez na Gymnasiade 2013 (Foto: Francisco Medeiros)Atletas brasileiros que subiram no pódio no xadrez na Gymnasiade 2013 (Foto: Francisco Medeiros)“Estou muito feliz, muito orgulhosa. Foi um grande título para mim, ainda mais sendo disputado aqui no Brasil. Após esse momento buscarei outros títulos acima do nível escolar, mas preciso de apoio. Tenho um patrocínio local, mas acredito que depois de conquistar o ouro na Gymnasiade posso conseguir mais apoio para disputar competições internacionais”, destacou Ramyres.

Na chave masculina o ouro ficou com o enxadrista armênio Manuel Petrosyan, que como qualquer cidadão armênio honrou a cultura do seu país, que mantém a tradição do jogo do xadrez e derrotou o brasileiro Arthur Chiari, que jogou pelo empate e ficou com a prata.  

O bronze ficou com o português Luís Ferreira. Muito tranquilo, o atleta desabafou: “O resultado foi inesperado e divertido. Valeu a experiência de competir no Brasil. As pessoas são abertas, divertidas e simpáticas”, concluiu Ferreira.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla