Ministério do Esporte Aldo Rebelo participa em Salvador da 6ª Reunião de Ministros do Esporte da CPLP
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo participa em Salvador da 6ª Reunião de Ministros do Esporte da CPLP

Foto: Rafael BraisFoto: Rafael BraisO ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou na manhã desta terça-feira (03.11), em Salvador, da 6ª Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Os nossos países, reunidos a partir da comunhão do idioma, podem ajudar nossa comunidade a buscar espaço de forma pacífica. O Brasil organiza nos próximos anos os dois grandes eventos do esporte mundial: a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Que esses dois eventos se constituam em um fator da nossa aproximação e integração”, disse o ministro.

Para Aldo Rebelo, é importante aproveitar os megaeventos para multiplicar os acordos de cooperação na área do esporte e da juventude entre os países do bloco. “Precisamos ter um compromisso com um legado para a nossa comunidade a partir dos Jogos Olímpicos de 2016. Investir na juventude, pelo esporte e pela educação, é uma forma de proteção e inclusão social, e esse é um tema recorrente nos encontros dos países que formam a comunidade de língua portuguesa, em que o Brasil tem uma participação bem ativa”, acentuou o ministro.

A ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde e presidente da reunião, Fernanda Marques, afirmou que ter um país de língua portuguesa sediando uma Olimpíada traz a certeza, para todos, “de projeção dos países da comunidade lusófona.”

À tarde, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, assistiu à cerimônia de abertura da 6ª Bienal de Jovens Criadores da CPLP.

A pauta da reunião dos ministros é resultado de uma extensa rodada de discussões realizadas por representantes técnicos de cada país nos dois dias que antecederam o encontro. No domingo (01.12), os trabalhos ficaram a cargo dos membros da comissão permanente da 11ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP Angola 2014, que debateram questões relacionadas à competição, entre elas o número de modalidades que fariam parte das disputas.

Na segunda-feira (02.12), diretores-gerais da pasta de cada país aprofundaram os debates sobre as conclusões da comissão permanente, até formatar as resoluções que foram levadas ao conhecimento ou à aprovação dos ministros durante a 6ª Reunião, no último dia de trabalhos.

Também estiveram presentes à reunião o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; a secretária nacional de Juventude do Brasil, Severine Macedo; o ministro da Juventude e Desporto de Angola, Gonçalves Manuel Muandumba; o ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, Fernando Sumbana; o secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, Emídio Guerreiro; o ministro da Juventude e Desporto de São Tomé e Príncipe, Danilson Alcântara Fernandes Cotú; o diretor-geral da Secretaria da Juventude e do Desporto de Timor-Leste, José Luís de Pádua Oliveira; e o representante da coordenação-geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty, José Solla, entre outras autoridades.

O que é a CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, que busca o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”. Com sede em Lisboa, Portugal, o bloco é composto por oito países, situados em cinco continentes, que têm o português como língua oficial ou segunda opção. São eles: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Em 2005, durante reunião do grupo em Luanda, capital de Angola, o dia 5 de maio foi declarado como o Dia da Cultura Lusófona no mundo.

Confira as principais resoluções da conferência dos ministros referentes ao esporte:

Conclusões da 4ª reunião da Comissão Permanente dos IX Jogos Desportivos da CPLP Angola 2014
Angola, país-sede da próxima edição dos Jogos Desportivos da CPLP, em 2014, sugeriu a inclusão de várias modalidades na competição, entre elas handebol, basquete, futebol masculino, xadrez, remo e taekwondo.

Diante da impossibilidade – principalmente orçamentária – de introdução de tantas modalidades, a comissão decidiu que serão incluídos na próxima edição somente tênis de mesa, natação e judô, todas elas com representantes sub-17, no feminino e masculino.

O diretor e representante do Ministério do Esporte na comissão, André Arantes, defendeu uma discussão futura sobre a criação de um grupo-base de modalidades esportivas que integrariam todas as edições. Atualmente, os esportes que fazem parte dos Jogos ficam a critério de cada anfitrião, desde que se adote o número mínimo de cinco, conforme o regulamento da competição.

Ética no Desporto na CPLP
Os ministros da CPLP decidiram reforçar programas que promovam a ética no desporto dentro da comunidade. O representante do Ministério do Esporte, ministro Vilmar Coutinho, lembrou que o Brasil não tem uma legislação específica para a ética no esporte, mas que vai encaminhar ao grupo, para conhecimento, as medidas relacionadas ao assunto adotadas no país: o controle de dopagem, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o Estatuto do Torcedor. Vilmar Coutinho sugeriu ainda que, na próxima conferência, sejam debatidas formas de combate ao racismo e à xenofobia praticados por espectadores.

Regulamento do concurso para a criação do hino dos Jogos Desportivos da CPLP
Os ministros participantes aprovaram o regulamento do concurso para a criação do hino dos Jogos Desportivos da CPLP.

Emília Andrade, de Salvador
Foto: Rafael Brais
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla