Ministério do Esporte Raia Olímpica de vela em 2016, baía de Guanabara abre temporada com a Copa Brasil de Vela
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Raia Olímpica de vela em 2016, baía de Guanabara abre temporada com a Copa Brasil de Vela


O primeiro fim de semana de 2014 será de barco dentro d’água. A cidade de Niterói, no litoral fluminense, recebe neste sábado (04) até o dia 11 de janeiro, a Copa Brasil de Vela. Válido como Campeonato Brasileiro de classes Olímpicas, o evento será disputado na baía de Guanabara, na raia dos Jogos Olímpicos de 2016, e terá como sede a praia de São Francisco.Velejador brasileiro Jorginho Zarif (Foto: Fred Hoffmann)Velejador brasileiro Jorginho Zarif (Foto: Fred Hoffmann)

A competição é o primeiro evento das classes olímpicas na temporada de 2014. São esperados cerca de 300 velejadores distribuídos em dez classes: laser radial e standard, 470 masculino e feminino, RS:X masculino e feminino, 49er, 49er FX, finn e nacra 17.

As regatas contarão com grandes nomes da vela nacional, como Robert Scheidt, Bruno Prada, Jorge Zarif, Ricardo Ricardo Winick (Bimba) e Isabel Swan. A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) usará o desempenho dos velejadores na competição como o principal critério para definir a equipe que irá representar o país no Mundial de Santander, onde será definida a metade das vagas para os Jogos Olímpicos de 2016.

Para o atual campeão mundial da classe finn, Jorginho Zarif – que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte – velejar na baía de Guanabara será um grande treinamento em preparação para 2016. “Eu gosto bastante da raia do Rio de Janeiro. Tenho competido lá desde a época do optimist, quando ainda era uma criança. A vista é linda e as condições de vento médio me agradam muito. Fora que para quem conhece e está acostumado a velejar por lá, fica mais simples, já que esta não é uma raia fácil”, disse.

Além velejadores brasileiros, A Copa Brasil de Vela contará com atletas da Grã Bretanha, Estados Unidos e Israel. A CBVela confirmou a cidade de Niterói e a baía de Guanabara como sede da Copa Brasil de Vela até 2016. A partir de 2017, a entidade pretende rodar o país. O evento conta com a organização da CBVela e da Prefeitura de Niterói, com o patrocínio do Bradesco e das Águas de Niterói.


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla