Ministério do Esporte Expectativas para 2014: Arthur Zanetti
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Expectativas para 2014: Arthur Zanetti

Depois de conquistar o título olímpico das argolas nos Jogos de Londres-2012 e o título mundial do mesmo aparelho na Antuérpia, em 2013, o ginasta Arthur Zanetti terá, em 2014, um ano mais voltado para o trabalho de conjunto. O Brasil nunca classificou uma equipe masculina para os Jogos Olímpicos, ao contrário das mulheres, que tiveram equipes competindo nas edições de Atenas-2004 e Pequim-2008. Os homens, até agora, só conquistaram vagas individuais para os Jogos, caso do próprio Zanetti.

“Agora em março (entre os dias 7 e 18) teremos os Jogos Sul-Americanos, em Santiago do Chile. Será uma competição importante e a gente quer o título por equipes”, adianta Zanetti, que estava no grupo que foi campeão na edição de Medellín, em 2010. Na Colômbia, Zanetti faturou o ouro nas argolas, no salto e no solo e, além dele, Francisco Barreto Júnior, Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues, Victor Rosa e Sérgio Sasaki Júnior integraram aquela equipe.

Em 2014, o trabalho de Arthur Zanetti e de seu técnico, Marcos Goto, estará voltado para outros aparelhos, além das argolas. O objetivo é ajudar na pontuação da equipe brasileira (Foto: Ricardo Buffolin/CBG)Em 2014, o trabalho de Arthur Zanetti e de seu técnico, Marcos Goto, estará voltado para outros aparelhos, além das argolas. O objetivo é ajudar na pontuação da equipe brasileira (Foto: Ricardo Buffolin/CBG)

Trabalhar para fortalecer a equipe de ginástica masculina do Brasil é um dos objetivos traçados visando aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Assim, com relação à atividade individual de Arthur Zanetti, focada principalmente para as argolas, 2014 não deverá ter muitas novidades, como mudanças na série ou em outros movimentos. “Ainda estamos no início do ano. Talvez dentro do planejamento tenha alguma coisa nova, mas ainda vamos decidir”, conta o ginasta, referindo-se também ao técnico Marcos Goto.

Além dos Jogos Sul-Americanos, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) tem no calendário de 2014 mais um Mundial, que este ano está previsto para ser disputado em Nanning, na China, em data ainda a ser confirmada. Na ginástica, o Mundial é disputado todas as temporadas, exceto em anos de Jogos Olímpicos.

“O Mundial deste ano ainda não vale a classificação olímpica, que fica para o Mundial de 2015. Mas, em 2014, estarei aperfeiçoando ao máximo os outros aparelhos em que vou competir — solo e salto, além das argolas — sempre pensando na soma de pontos para a equipe”, ressalta Arthur Zanetti.

 

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla