Ministério do Esporte Bolsista conquista medalha inédita para o tênis de mesa brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsista conquista medalha inédita para o tênis de mesa brasileiro

Foi um fim de semana inesquecível para o mesatenista Hugo Calderano. O brasileiro, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, conquistou a medalha de prata na decisão do Circuito Mundial Juvenil de Tênis de Mesa, disputado na cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia, e se tornou o primeiro atleta das Américas a subir no pódio da competição. Hugo perdeu na decisão para o sul-coreano Kim Minhyeok, que se mostrou fiel as melhores tradições da herança de seu país e levou o título, na tarde desse domingo (26.01), com uma vitória por 4 a 1, com parciais de 13-11, 6-11, 11-8, 12-10, 11-5.O bolsista é o primeiro brasileiro a subir ao pódio das finais do Circuito Mundial de Tênis de Mesa Juvenil (Foto: Divulgação)O bolsista é o primeiro brasileiro a subir ao pódio das finais do Circuito Mundial de Tênis de Mesa Juvenil (Foto: Divulgação)

O sul-coreano se tornou o segundo mesatenista do seu país a conquistar o título da competição. O único até então era Seo Hyundeok, que ganhou o torneio realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2007.
 
O público presente ao ginásio escolheu Hugo Calderano como favorito, pelas ligações históricas entre os países. No entanto, apesar da torcida, que contou com o reforço do Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e o seu tradicional grito de “Raça Brasil”, o brasileiro perdeu o primeiro set por 13 a 11.
 
No segundo, a história foi diferente. Hugo começou melhor, abrindo vantagem de 6 a 3, que depois subiu para 9 a 6 até fechar em 11 a 6. No terceiro, o coreano liderou o tempo todo o placar e ampliou novamente, fazendo 11 a 8.
 
O desfecho do quarto set pode ter mudado a história da partida, pois Hugo vencia por 10 a 8, mas perdeu a chance de empatar a série e sofreu uma virada: 12 a 10. O resultado mexeu com o lado psicológico dos atletas e isso ficou evidente no último set, vencido pelo coreano por 11 a 5.
 
Hugo começou perdendo por 2 a 1, mas virou para 3 a 2, depois 4 a 3, até o empate em 4 a 4.  Depois disso, o coreano conseguiu dominar o jogo e abriu 10 a 5. Com cinco match points a seu favor, ele precisou de apenas um para fechar.
 
O também brasileiro Vitor Ishiy encerrou sua participação nas finais do Circuito Mundial Juvenil na décima posição, com uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas. No feminino, o título ficou com Doo Hoi Kem, de Hong Kong, que superou na decisão Huang Yu-Wen, da China Taipei, por 4 a 2, com parciais de 8-11, 9-11, 11-5, 11-6, 11-5, 11-6.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Fonte: CBTM
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla