Ministério do Esporte Arena Pantanal chega a 95% de conclusão. Primeiro jogo está previsto para 2 de abril
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Arena Pantanal chega a 95% de conclusão. Primeiro jogo está previsto para 2 de abril

O secretário da Secopa de Mato Grosso, Maurício Guimarães, mostra a Arena do Pantanal ao ministro Aldo Rebelo (Foto: Edson Rodrigues/Secopa-MT/Divulgação)O secretário da Secopa de Mato Grosso, Maurício Guimarães, mostra a Arena do Pantanal ao ministro Aldo Rebelo (Foto: Edson Rodrigues/Secopa-MT/Divulgação)A Arena Pantanal atingiu 95% de conclusão das obras e tem previsão de entrega para meados de março, de acordo com informações atualizadas nesta terça-feira (11.02) pela Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo em Mato Grosso (Secopa-MT).  O primeiro jogo no estádio, que servirá como evento-teste para a Copa, está marcado para 2 de abril, quando o Mixto-MT vai enfrentar o Santos pela Copa do Brasil.

“Em março, a arena será entregue. Isso está sendo acompanhado tanto pelo Ministério do Esporte quanto pela FIFA diariamente. Inclusive já há áreas da arena sendo liberadas para montar estruturas da Copa. Estamos preocupados em entregar em março a arena concluída. Em momento oportuno vamos anunciar o dia”, disse o secretário da Secopa-MT, Maurício Guimarães.

Visita e confiança
Após participar da abertura da reunião de planos operacionais para a Copa do Mundo em Cuiabá, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, passou rapidamente pelo Viaduto da Sefaz, obra finalizada e que integra o pacote de intervenções do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), e fez uma visita ao estádio. As frentes de trabalho na Arena Pantanal concentram-se no acabamento da cobertura, na pavimentação externa e na estrutura de tecnologia da informação. Concluída a cobertura no setor Leste, as últimas etapas de montagem avançam nos outros três setores – Norte, Sul e Oeste, com a fixação do isolante térmico, da membrana TPO e do policarbonato. Quando finalizados, os quatro setores oferecerão 26.800 m² de proteção. Nos camarotes, os funcionários já realizam a limpeza e checklist dos itens necessários. Na área externa, a pavimentação dos quase 300 mil m² está em fase final e a instalação das cadeiras, atrasada por problemas na primeira licitação, está adiantada.

“Houve no passado problemas relacionados com órgãos de controle, um episódio relacionado aos assentos, mas considero que tudo está superado e que Cuiabá e Mato Grosso vão se preparando de acordo com nossas expectativas para a realização de uma grande Copa do Mundo aqui na cidade”, afirmou Aldo Rebelo. “Cuiabá tem o melhor projeto de legado das 12 sedes. É possível olhar e perceber  que a cidade passa por modificações importantes, com novos corredores, com o VLT em construção, e acho que esses benefícios já aparecem na forma de empregos, de projeção da cidade”.

 

Foto: Edson Rodrigues/Secopa-MT/DivulgaçãoFoto: Edson Rodrigues/Secopa-MT/Divulgação



Também já foram instalados itens de segurança, como corrimãos junto às paredes e no meio das escadas, assim como pisos antiderrapantes. Os telões estão instalados. São dois placares eletrônicos em LED de alta resolução, de aproximadamente 76 m² cada. Eles foram colocados nas diagonais, atrás dos gols, para que o sol não interfira na qualidade da imagem. Cerca de 1.300 trabalhadores atuam no canteiro de obras.

Aeroporto
Tema de preocupação especial durante a reunião de planejamento operacional, o Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, foi avaliado de maneira otimista pelo ministro. “Temos todas as condições de concluir as obras. E, se não concluir 100% para a Copa, o que for concluído vai ajudar a Copa, e o que não for concluído, se essa for a situação, será concluído logo depois”, disse Aldo Rebelo, lembrando que as obras de mobilidade urbana que não ficarem prontas para a Copa também serão concluídas depois. ”Eu sei que, por exemplo, o VLT não será todo concluído, mas sei que uma parte será entregue. Aliás, já está sendo entregue, e que logo depois da Copa será concluída”, afirmou.

Mateus Baeta - Portal da Copa, de Cuiabá
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla