Ministério do Esporte Na França, pentatleta brasileira participa de clínica com consultor internacional de esgrima
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Na França, pentatleta brasileira participa de clínica com consultor internacional de esgrima

Campeã mundial de pentatlo naval em 2013, Simone Lima estreou recentemente no pentatlo moderno, esporte olímpico que reúne provas de natação, esgrima, hipismo, tiro e corrida. Em treinamento intenso e acompanhada da preparadora física Nathalia Couto, a atleta participou, por cerca de um mês, de um intercâmbio em Saint-Maur-des-Fossés, na região metropolitana de Paris, França. Durante o período no exterior, a atleta participou de treinamentos promovidos pelo consultor estrangeiro de esgrima Daniel Levavasseur. (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Proporcionar estágios de treinamento no exterior aos atletas brasileiros, para aprimoramento técnico e tático, é uma das políticas do governo federal em parceria com as confederações esportivas nacionais na preparação de atletas brasileiros.

A preparadora física explica que o trabalho realizado na França teve o foco no aprimoramento das técnicas de esgrima, que serviu tanto para a atleta quanto para a comissão técnica. “O trabalho na França foi muito focado. Tiramos fotos, fizemos vídeos da Simone, para apontar onde estavam os erros. Levavasseur enxerga os erros com maestria e me indicava como fazer para corrigir a atleta”, conta.

Contratado pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) com recursos da Lei Agnelo Piva, Levavasseur ministra clínicas para técnicos e atletas da equipe brasileira de pentatlo moderno desde 2012. O consultor é dono de 14 medalhas olímpicas como treinador, entre elas o ouro chinês na disputa feminina por equipes nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, além de acumular outras cerca de 30 medalhas em campeonatos mundiais.

“Tive um grande aprendizado, mesmo tendo participado de uma clínica com o Levavasseur no Brasil, em dezembro no ano passado. Nessa, o trabalho foi mais personalizado”, conta Simone Lima. A pentatleta acrescenta que o diferencial desse estágio foi ter treinado com as experientes esgrimistas francesas. “Tive a oportunidade de treinar com a equipe nacional da França na estrutura que Daniel montou. Além da equipe francesa, tive contato com atletas da China, Suíça, Itália, Líbia e Suécia. Assim, esse intercâmbio foi bastante enriquecedor”.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Sonho olímpico
A pentatleta, de 31 anos, que conta no currículo um título mundial naval, comenta com maturidade sobre a fase de preparação e o sonho olímpico. “Abri mão do pentatlo naval por não ser um esporte olímpico, e estou apostando no moderno. Mas, para 2016, são apenas duas vagas do Brasil no feminino. Nada dispensa minha vontade de estar lá, mas dependerá da minha evolução. Estou me dedicando plenamente. O que me traz um incentivo maior é o apoio que os atletas estão recebendo”, diz.

Para Nathalia, a realização de intensivos para modalidades específicas que compõem o pentatlo moderno é uma escolha acertada. “A esgrima possibilita, dependendo do nível do atleta, alcançar colocações com apenas dois, três toques a mais, por isso é uma prova capaz de somar muitos pontos”, explica a preparadora física, que conta ainda como foi a rotina dos treinos.

Priscila Novaes, especial para o Ministério do Esporte
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla