Ministério do Esporte Bolsista garante primeiro ouro do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsista garante primeiro ouro do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014

Bolsista brasileiro em entrevista após a conquista do ouro (Foto: Breno Barros/ME) Bolsista brasileiro em entrevista após a conquista do ouro (Foto: Breno Barros/ME)

As primeiras medalhas brasileiras nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, vieram dos golpes do caratê. A lutadora Isabela dos Santos abriu o caminho dos brasileiros nos Jogos ao garantir a medalha de bronze na categoria mais de 68 kg. Já o atleta que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte Wellington Rodrigues Barbosa, da categoria mais de 84kg, se tornou o primeiro atleta nacional a conquistar a medalha de ouro na competição. “Eu estou bastante feliz e orgulhoso de abrir o caminho de vitórias para os atletas brasileiros. Assim, queremos tornar o país o campeão geral no quadro de medalhas”, disse o carateca depois da vitória.
   
A medalha de ouro veio depois da final contra o venezuelano Angel Aponte. Depois de um início de combate tenso, com os dois lutadores estudando a luta, o brasileiro acertou um golpe e abriu vantagem ao somar 1 ponto. Em seguida, o brasileiro abriu dois pontos. No final, Wellington Barbosa venceu o venezuelano por 3 a 1.

Confira também:

Bolsistas Pódio apontam Jogos Sul-Americanos como estratégicos na preparação para Rio 2016
A emoção dos novatos nos Jogos Sul-Americanos
Em Santiago, Brasil terá duas atletas entre as 20 primeiras do ranking mundial da luta olímpica

“Os Jogos Sul-Americanos são praticamente a nossa Olimpíada. Como a nossa modalidade não é de caráter olímpico, os Jogos Sul-americanos e Pan-Americanos trazem uma atmosfera muito importante que é estar no meio de todos os esportes e, assim, ficamos também no foco do cenário esportivo nacional”, completou o atleta.

O caminho do atleta de Brasília até o lugar mais alto do pódio veio depois de três combates nos Jogos Sul-Americanos. Wellington venceu a primeira luta contra o Manuel Costa do Uruguai, por 1 a 0. Na luta seguinte, passou pelo argentino Franco Recouso, com uma larga vantagem de 5 a 0.


Wellington Rodrigues, luta com o venezuelano Angel Aponte e ganha medalha de ouro, no Caratê, categoria + 84kg. (Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB)Wellington Rodrigues, luta com o venezuelano Angel Aponte e ganha medalha de ouro, no Caratê, categoria + 84kg. (Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB)

“A vitória veio consagrar a cidade de Brasília como um dos celeiros do caratê. A cidade já revelou grande nomes como o Altamiro Cruz, Célio René e Caio Márcio. Graças a Deus eu estou conseguindo dar continuidade a esse trabalho de tradição”, completou.

Medalha feminina
Com a medalha de bronze na categoria mais de 68kg, Isabela dos Santos foi a primeira atleta nacional a conquistar uma medalha para o país em Santiago. Na estreia, Isabel venceu com 1 ponto o combate contra a Valeria Echever, do Equador. No segundo combate, que levaria a brasileira para a final dos Jogos, a brasileira foi batida pela atleta da Argentina Verônica, por 1 a 0, garantindo a medalha de bronze para o Brasil.

Com os pódios de hoje, o caratê brasileiro soma 17 medalhas de ouros, 5 pratas  e 5 bronzes na história dos Jogos Sul-Americanos. No feminino, são 12 ouros, 6 pratas e 7 bronzes. Em Santiago, a modalidade vai distribuí 20 medalhas no masculino e 20 no feminino.

Breno Barros, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla