Ministério do Esporte Arena da Amazônia é inaugurada com jogo da Copa Verde
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Arena da Amazônia é inaugurada com jogo da Copa Verde

Ministro Aldo Rebelo e autoridades do estado assistem ao jogo inaugural da Arena da Amazônia (Foto: Paulino Menezes)Ministro Aldo Rebelo e autoridades do estado assistem ao jogo inaugural da Arena da Amazônia (Foto: Paulino Menezes)A Arena da Amazônia recebeu na noite deste domingo (09.02) a sua primeira partida. Nacional-AM e Remo-PA se enfrentaram pelas quartas de final da Copa Verde. O empate por 2 x 2 classificou o time paraense para as semifnais do torneio, que reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. No jogo de ida, em Belém, houve empate por 1 x 1. Coube ao jogador Max, do Remo, a honra de marcar o primeiro gol no novo estádio.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou da inauguração, ao lado do governador do Amazonas, Omar Aziz, e do prefeito da capital do estado, Artur Virgílio Neto. A carga de ingressos foi de 20 mil lugares, sendo 13 mil vendidos à população em geral e 7 mil distribuídos aos operários que participaram das obras do estádio. A capacidade total da Arena da Amazônia é de 44,5 mil torcedores.

Antes de a bola rolar, o ministro do Esporte, o governador do Amazonas e o prefeito de Manaus entraram em campo para descerrar duas placas que marcaram a inauguração do estádio. “Eu espero que a população amazonense fique feliz e satisfeita em saber que nós não podemos nos sentir menores do que ninguém. Mostramos que temos capacidade de construir algo grandioso e demos uma demonstração clara de que somos iguais a qualquer estado brasileiro”, disse Aziz.

“A recepção a este jogo é uma prova de que a arena já tem condições de se submeter aos eventos-teste. O Amazonas, a Amazônia e o Brasil estão de parabéns”, afirmou Aldo Rebelo. "Este estádio será fator importante para a qualificação do futebol na Região Norte e palco de bons jogos regionais, como o que assistimos hoje, e também de campeonatos nacionais", completou o ministro.

Fachada
Os projetistas da Arena da Amazônia desenharam o estádio inspirados em um cesto de palha indígena carregado de frutas típicas do Brasil. A fachada é composta de estruturas metálicas no formato da letra X, que vão diminuindo de tamanho até a cobertura. Os assentos, em variados tons de amarelo, laranja e vermelho, remetem à tradição e à natureza brasileiras.

 

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino Menezes



“Temos um grande cesto amazônico, que guarda frutas do país, representadas por sete cores. Ficou um colorido muito interessante aqui dentro, que dá uma alegria inerente a todo tipo de espetáculo”, afirma Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa). Segundo ele, as frutas são melão, banana, abacaxi, laranja, manga, goiaba e mamão.

A montagem da fachada e da cobertura da Arena da Amazônia, que dão forma ao “cesto indígena”, foi uma das etapas mais complexas. Os módulos em X foram fabricados em Portugal e transportados por navios até o porto de Manaus. Juntos, pesam sete mil toneladas. Foram necessários três embarques, entre março e outubro de 2013, desde o porto de Aveiro (Portugal) até o de Chibatão (Manaus), para completar todo o carregamento. Cada navio levou, em média, 15 dias de viagem entre a Europa e o Brasil.

Para levar as peças do porto ao canteiro de obras em Manaus foram utilizadas 70 carretas. O fechamento da estrutura metálica foi feito com 252 painéis de membrana confeccionada em teflon e fibra de vidro, garantindo durabilidade, resistência, incombustão, reflexão da luz solar e translucidez ao material.

Jogos na Copa
A primeira partida do torneio no estádio é um dos principais clássicos mundiais. No dia 14 de junho, Inglaterra e Itália se enfrentarão em Manaus, pelo Grupo D.

Quatro dias depois, em 18 de junho, duas seleções que estão no grupo do Brasil entram em campo na arena: Camarões e Croácia. O terceiro jogo em Manaus, dia 22 de junho, vai opor Estados Unidos e Portugal.

O último jogo válido pela Copa do Mundo de 2014 em Manaus será no dia 25 de junho. Cabeça de chave do Grupo E, a Suíça enfrentará Honduras na última partida das duas seleções pela primeira fase do Mundial.

Confira no Portal da Copa vídeos, infográficos e galeria de fotos da Arena da Amazônia

Gabriel Fialho - Portal da Copa, de Manaus
Fotos: Paulino Menezes
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla