Ministério do Esporte Voluntariado: da Copa das Confederações para os Jogos Sul-Americanos no Chile
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Voluntariado: da Copa das Confederações para os Jogos Sul-Americanos no Chile

Carioca que saiu do Brasil para atuar como voluntária durante os Jogos Sul-Americanos 2014 (Foto: Breno Barros/ME)Carioca que saiu do Brasil para atuar como voluntária durante os Jogos Sul-Americanos 2014 (Foto: Breno Barros/ME)

A Copa das Confederações, disputada no mês de junho do ano passado, despertou na carioca Mathilde Molla, de 51 anos, o desejo de trabalhar como voluntária. Ela gostou tanto da experiência vivida, que saiu do Brasil para ir ao Chile para contribuir como voluntária para auxiliar o público, atleta, comissões técnicas e jornalistas durante a realização dos Jogos Sul-Americanos em Santiago. “A Copa das Confederações foi uma experiência muito positiva e animadora. Tanto que fez com que eu virasse voluntária, mesmo. Depois que passou a competição, eu passei a sempre trabalhar como voluntária”, conta Matilde.

No trabalho dos voluntários não existe rivalidade entre os países sul-americanos. Pelo contrário, todos estão em uma só missão, a de ajudar o próximo. Além de Matilde, mais 11 brasileiros estão em Santiago com o mesmo compromisso. “Está sendo uma experiência maravilhosa. Porque além de você conhecer como funciona a estrutura, as pessoas e a cultura, estou sendo muito bem recebida pela equipe de voluntários chilenos. Estamos em uma união muito grande, não existe uma competitividade”, revela.

O próximo trabalho voluntário de Mathilde já tem data marcada, será durante a Copa do Mundo de Futebol FIFA, entre o dia 12 de junho e 13 de julho. “Vou participar da Copa do Mundo, vi as inscrições para os Jogos Sul-Americanos e me candidatei. A oportunidade de vir ao Chile contou muito, pois o meu desejo é ir aos Jogos Pan-Americanos que serão disputados em Toronto, no Canadá, em 2015”, explica a carioca.

A brasileira e a turma de voluntários no Centro de Mídia no Estádio Nacional de Santiago (Foto: Breno Barros/ME)A brasileira e a turma de voluntários no Centro de Mídia no Estádio Nacional de Santiago (Foto: Breno Barros/ME)

Os Jogo Sul-Americanos entram no contexto dos grandes eventos esportivos capazes de reunir vários países na disputa de diversas modalidades simultaneamente. São delegações de 14 países — Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela — que estão reunidas em Santiago, no Chile, até o dia 18 de março.

Brasil Voluntário
Para a Copa do Mundo de 2014, o governo federal conta com o programa Brasil Voluntário. No Mundial de futebol, a atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização, que irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia, nas cidades onde houver. Nesses locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não-credenciada, turistas e população em geral.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Brasil Voluntário irá selecionar inscritos para atuar nas doze cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Se você se interessou pelo trabalho voluntário no Mundial de Futebol, as inscrições estão abertas e irão até o dia 16 de março de 2014.

Confira o vídeo com a voluntária brasileira:

Breno Barros, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla