Ministério do Esporte Estreando na seleção, Eduardo Barbosa conquista ouro no judô
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Estreando na seleção, Eduardo Barbosa conquista ouro no judô

Estreante, Eduardo Barbosa leva o ouro para o Brasil (Foto: Breno Barros/ME)Estreante, Eduardo Barbosa leva o ouro para o Brasil (Foto: Breno Barros/ME)

No segundo dia do judô nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, os brasileiros subiram ao pódio nas quatros categorias disputadas nesta quarta-feira (12.03). A medalha de ouro ficou com Eduardo Barbosa, na categoria até 73kg, a prata com Ketleyn Quadros, na 57kg, e as medalhas de bronze com Mariana dos Santos, na categoria até 63kg, e com Vinícius Sakamoto, na categoria até 66kg. Ketleyn e Mariana recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

A medalha de ouro brasileira foi conquistada pelo estreante na competição. Em primeiro ano de seleção brasileira principal, Eduardo Barbosa ainda está se adaptando às novas regras da modalidade. “É uma sensação muito boa subir ao pódio, pois trabalhamos muito para conquistar a medalha de ouro. Eu cumpri a minha missão. Ainda estou me adaptando às novas regras e tenho que ficar mais atento aos detalhes”, revelou o judoca.

O brasileiro venceu na final  o argentino argentino Alejandro Clara, que ficou com a medalha de prata. As medalhas de bronze foram conquistadas pelo colombiano Luis Galindo e pelo equatoriano Fernando Ibañez. 
A medalhista olímpica brasileira Ketleyn Quadros lamentou não ter ficado com o ouro, mas deu todos os méritos à adversaria pelo resultado final. “Não foi o resultado que eu esperava, mas acontece no esporte. Eu tinha consciência de que era uma luta dura. Estava preparada, mas a adversária acertou e me aplicou um ippon. Ela acertou o tempo do golpe. Quando você erra é mais doloroso, mas quando a adversária acerta não tem o que fazer e nem argumentar”, disse Ketleyn.

A brasileira foi vencida pela colombiana Yadinys Rocha. Ketleyn Quadros defendeu o país em um Grand Prix na Europa, na última semana, em que conquistou a medalha de bronze. “Infelizmente não dá para ganhar tudo. O resultado só me ajuda a melhorar a cada dia e ganhar mais consciência nos combates”, explicou.

Todos os brasileiros arrancaram pódio no segundo dia de competição do judô (Foto: Breno Barros/ME)Todos os brasileiros arrancaram pódio no segundo dia de competição do judô (Foto: Breno Barros/ME)


Outra estreante em Jogos Sul-Americanos foi Mariana dos Santos, que venceu a chilena Barbara Jara. A medalha de ouro ficou com a equatoriana Estefânia Garcia e a prata com Gimena Laffeuillade.

Vinícius ficou com o bronze ao vencer a luta com o colombiano Carlos Peres. A medalha de ouro foi conquistada pela peruano Humberto Albujar e a prata, pelo venezuelano Sérgio Mattey.

O Brasil terminou o segundo dia de combates no judô liderando o quadro de medalhas da modalidade, com sete pódios: três ouros, uma prata e três bronzes.

Breno Barros, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla