Ministério do Esporte Nos passos de Bolt, brasileiro Aldemir Gomes mira Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nos passos de Bolt, brasileiro Aldemir Gomes mira Jogos Rio 2016

O jamaicano Usain Bolt é uma lenda no atletismo. O recordista mundial nas provas de 100 e 200m rasos, ele mudou a cara das provas de fundo da modalidade. Nos passos do jamaicano, um dos destaques brasileiros durantes os Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, foi o jovem Aldemir Gomes, de 21 anos, que disputou pela primeira vez a competição na categoria adulta. O brasileiro voltou para casa com duas medalhas de ouro, no revezamento 4x100m e nos 200m, deixando para trás o brasileiro Bruno Lins, favorito ao título na prova.



Aldemir é um atleta com o biotipo da geração Bolt: alto e magro. Antes do jamaicano dominar as provas de velocidade, o perfil dos atletas era diferente, com o destaque para os americanos Michael Johnson e Ben Johnson – com muita força e estatura baixa. “É uma evolução na prova. Antes os velocistas tinham um biotipo mais baixo e mais forte. Isso gerava uma potência maior e uma desenvoltura na saída. Depois, estudos mostraram que em um determinado período na prova dos 100 metros (a metade para o fim), o perfil de atleta com o biotipo que nem o meu consegue desenvolver muito mais a velocidade do que os atletas de porte mais abaixo e de potência na largada”, explica Aldemir.

Em 2011, durante o Campeonato Sul-Americano Júnior em Medelín, na Colômbia, o Aldemir foi o campeão nas provas de 100m, 200m e no revezamento 4x100m. Neste ano, o atleta passou a integrar o time do Brasil Vale Ouro, da Vale do Rio Doce, no Rio de Janeiro.

O atleta considera que o ponto alto de sua carreira no atletismo até o momento foi disputar duas provas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao lado de Usain Bolt. “Foi um máximo competir do lado do Bolt. Eu corria a eliminatória e a semifinal com o jamaicano. Na eliminatória, fiquei em segundo lugar, atrás dele. Na semi, fiquei em quarto, podendo chegar à final. Seu eu tivesse feito o meu melhor tempo, teria ido para a final. O bom foi que depois da participação olímpica as pessoas começaram a me olhar com mais atenção, por ter competido ao lado do recordista mundial”, lembrou Aldemir.

O jovem atleta iniciou no atletismo no Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. O esporte chamou a atenção de Aldemir, que logo se apaixonou pela modalidade. “Na época, eu ganhei uma fita de vídeo e comecei a ver as competições do Michael Johnson, Claudinei Quirino e Robson Caetano. Eu olhava e achava tudo um máximo. Assim, comecei a gostar mais do atletismo do que do futebol”, revela.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

No atletismo, a primeira prova disputada pelo atleta foi o salto em distância. Depois de uma lesão, que o deixou afastado por um período, Aldemir passou a experimentar as provas de pista. “Tive um pulo de evolução de um ano para o outro. Eu consegui baixar muito o meu tempo com facilidade. Foi quando eu comecei a me especializar nas provas de velocidade”, conta o atleta.

De olho nos Jogos Olímpicos de 2016, o jovem atleta espera nos próximos dois anos melhorar as suas marcas. Para isso, ele precisa ganhar mais experiência internacional, competindo ao lado de grandes nomes da modalidade. Neste ano, a grande prova que Aldemir vai encarar será o revezamento 4x100m no Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, que será disputado no mês de maio, nas Bahamas.

Breno Barros, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla