Ministério do Esporte Delegação nacional mescla renovação e experiência no Mundial da Juventude de Vela
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegação nacional mescla renovação e experiência no Mundial da Juventude de Vela


Foto: Divulgação/CBVelaFoto: Divulgação/CBVela

Estão definidos os velejadores brasileiros que disputarão o Campeonato Mundial da Juventude, no mês de julho, em Portugal. Durante a seletiva disputada no último fim de semana, em Florianópolis, 12 atletas foram selecionados para representar o país em oito classes na competição que reúne os melhores velejadores da nova geração.  

Martin Lowy (laser radial masculino), Maria Carolina Boabaid (laser radial feminino), Tiago Brito/Phillip Essle (420 masculino), Giuliana Tozzi /Marina Arndt (420 feminino), Brenno Francioli (RS:X masculino), Maria Carolina da Cruz (RS:X feminino), Kim Andrade/Antonio Carlos Neto (hobbie cat) e Antonio Aranha /Stephan Kunath (29er) são os representantes nacionais. Da delegação, cinco velejadores recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Responsável pela organização da Copa da Juventude na Confederação Brasileira de Vela, Ricardo Baggio, explica que a competição em Santa Catarina proporcionou uma avaliação das diferentes condições que os brasileiros poderão enfrentar no mundial, em julho. “A Copa da Juventude foi disputada em oito classes por 60 velejadores e 40 barcos. As condições de ventos foram variáveis, entre fraco e forte. Isso proporcionou a seleção de uma equipe com velejadores que sabem velejar em diferentes condições de ventos”, disse.

Baggio acrescenta que o país levará uma equipe forte e bem representada para o Mundial da Juventude. “O Brasil vai disputar com uma equipe forte e preparada. Contaremos com atletas com experiência em mundiais da juventude, inclusive atuais medalhistas, e com uma garotada que irão estrear de olho no próximo ano”, explicou.

Foto: Divulgação/CBVelaFoto: Divulgação/CBVela

Um dos destaques é o bolsista Martin Lowy. Atual campeão, o velejador vai buscar o bicampeonato para o país. Outro campeão que retorna ao mundial será o Tiago Brito, que disputará na classe 420 masculino, ao lado do parceiro Philipp Essle. Na classe hobbie cat, o campeão Kim Andrade vai disputar ao lado de Antonio Carlos Neto.

Na Classe RS:X o Brasil terá dois fortes atletas compondo a equipe. O carioca Brenno Francioli não deu chances aos adversários durante a seletiva e garantiu a vaga liderando do início ao fim. No feminino, Maria Carolina da Cruz garantiu o posto de número um do país e agora tem a missão de representar o Brasil em Portugal.


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla