Ministério do Esporte Brasil conquista o primeiro ouro nos Jogos Para-Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista o primeiro ouro nos Jogos Para-Sul-Americanos

O halterofilismo foi o responsável pelas primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Para-Sul-Americanos, realizados em Santiago, no Chile. Na manhã desta quarta-feira (26.03), Amanda de Sousa conquistou o ouro e, Rene Souza, a prata, em suas respectivas categorias.

O primeiro ouro do Brasil em Santiago veio na categoria até 73kg, com Amanda de Sousa, após suportar 74kg na barra. Em uma estratégia para adquirir confiança no decorrer da competição, a paulista radicada em Uberlândia começou com 70kg e obteve êxito. Pediu, então, os 74kg que a tornaram campeã e, mais uma vez, foi bem sucedida. Na última apresentação, falhou ao tentar suportar 78kg, o que não a impediu de ser a melhor atleta da competição em sua categoria. “Foi tudo conversado com os treinadores da seleção brasileira. Queria tirar a tensão da prova e, na última, por muito pouco, não consegui a minha melhor marca”, ressaltou.

Amanda de Sousa foi a primeira brasileira a conquistar o ouro no Chile (Fotos: Washington Alves/MPIX/CPB)Amanda de Sousa foi a primeira brasileira a conquistar o ouro no Chile (Fotos: Washington Alves/MPIX/CPB)

No halterofilismo há quatro anos, Amanda de Sousa praticava natação por recomendação médica devido à paralisia cerebral que afeta seus membros inferiores. Recebeu um convite para conhecer o halterofilismo, se identificou com o esporte e o abraçou. “Trabalho muito forte todos os dias. Recebi esta oportunidade de integrar a seleção de jovens e só quero melhorar os meus resultados daqui para frente”, disse, emocionada, a jovem de 22 anos.

Já Rene Souza (até 61kg) perdeu o primeiro lugar para a colombiana Bertha Fernandez, que levantou 78kg, contra 74kg da brasileira. A potiguar de Natal comemorou a medalha de prata. “Vim para o Chile com intenção de brigar pelo ouro, mas valeu a prata, voltarei para casa com uma medalha”, vibrou a atleta, cuja primeira participação em competição internacional ocorreu no Parapan Juvenil em 2009, em Bogotá, Colômbia, quando ficou na quinta posição.

A delegação brasileira nos Jogos Para-Sul-Americanos é composta por 81 atletas. Nesta quarta-feira também ocorre a Cerimônia de Abertura no Estádio Mário Recordon, no Centro de Alto Rendimento da capital chilena, onde serão realizados os Jogos. Esta é a primeira edição da competição sul-americana multidisciplinar em âmbito paraolímpico, que, além do Brasil, conta com a participação de oito países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Eles disputarão sete modalidades – atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O encerramento será no domingo da competição acontece no domingo (30.03).

Nesta quinta-feira (27.03) terão início as disputas de tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, bocha e atletismo. Os eventos de halterofilismo e basquete, que já estão em curso, também terão prosseguimento. A natação começará na manhã de sexta-feira (28.03).

Fonte: CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla