Ministério do Esporte Comitiva norte-americana visita Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comitiva norte-americana visita Ministério do Esporte

Foto: Ivo LimaFoto: Ivo Lima“É mais fácil unir culturas quando utilizamos o esporte como ferramenta. Para as crianças e jovens, a prática esportiva – principalmente o futebol – é facilitadora no aprendizado de importantes lições, pois todos querem jogar. O esporte ensina muitas coisas: trabalho em equipe, autoconfiança e outros valores que, para a vida desses jovens, são fundamentais.” A afirmação é do recordista em atuações pela seleção estadunidense masculina de futebol, Cobi Jones – com 164 jogos e participação em três Copas do Mundo. O ex-atleta é um dos emissários da iniciativa Sports for All, liderada pela Missão no Brasil e pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais (ECA) por meio do departamento de Estado sobre diplomacia esportiva dos Estados Unidos. Ao lado da também ex-jogadora Tiffany Roberts e de outros representantes da iniciativa, Cobi Jones participou de visita ao Ministério do Esporte, nesta terça-feira (06.05), com o objetivo de discutir oportunidades de cooperação entre os dois países no âmbito do futebol e da educação.
 
A delegação norte-americana foi recebida pelo chefe da Assessoria Internacional da pasta, embaixador Carlos Henrique Cardim, e pelo assessor da secretaria nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Sergio Velloso, além da diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Cassia Damiani. “O país irá receber importantes eventos esportivos e esse é um bom momento para trocarmos experiências. Brasil e Estados Unidos têm muitas parcerias que podem ser estabelecidas na área do esporte”, afirmou o embaixador Cardim. 
 
O programa Sports for All tem como objetivo gerar inclusão social por meio do esporte, e incentivar habilidades, entre elas o trabalho em equipe e senso de liderança nos jovens. “Como mulher no futebol, posso servir com uma inspiração para as demais, seja qual for a modalidade. O esporte proporciona confiança e autoestima, e isso é uma importante ferramenta de empoderamento para essas jovens”, destacou Tiffany, que é emissária do programa desde 2006. Ela defendeu a seleção feminina de futebol dos Estados Unidos e participou da conquista da medalha olímpica em 1996. “É um privilégio poder dizer para essas jovens que o futebol me deu oportunidades e usar a minha atuação no esporte para ensinar lições de vida”, completou a ex-atleta.
 
Segundo Sergio Velloso, um dos focos da secretaria é o incentivo e apoio ao desenvolvimento futebol feminino no país. “O futebol masculino tem um patamar de autonomia que o futebol feminino ainda não tem. Como governo, estamos preocupados em propor iniciativas para dar suporte ao crescimento da modalidade entre as mulheres no país. Temos muito a aprender com a experiência dos Estados Unidos, que é bastante avançado no futebol feminino”, disse ele, ao destacar iniciativas da pasta como a realização da primeira Copa Brasil Universitário de futebol feminino, que terá início no dia 16 de maio, e da Copa Libertadores de Futebol Feminino, que terá a terceira edição na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.
 
Também participaram da reunião o vice-conselheiro na seção Econômica na Embaixada dos Estados Unidos, Nathaniel Turner; o assistente no programa Sports United no Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matt Ferner; a assessora econômica, Camila Aquino; e a assessora cultural, Marcia Mizuno.
 
Além de Brasília, os ex-atletas visitarão Manaus, Fortaleza, Natal e Recife para conduzir uma série de clínicas sobre futebol para jovens, encorajando o estilo de vida saudável e o desenvolvimento de habilidades de liderança para os participantes dos eventos nessas cidades.
 
 
Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla