Ministério do Esporte Cadetes do levantamento de peso viajam para Lima em busca de vagas nos Jogos da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cadetes do levantamento de peso viajam para Lima em busca de vagas nos Jogos da Juventude

Nesta semana, mais um esporte entra na briga por vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. A delegação brasileira do levantamento de peso viaja nesta quarta-feira (7.05) para Lima, no Peru, onde disputa o Pan e o Sul-Americano Sub-17, com 15 atletas sob o comando do tenente Carlos Aveiro, técnico do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha, no Rio de Janeiro. “Vamos buscar classificação para Nanquim”, diz o treinador, que ainda coordena o projeto do Forças no Esporte, de base, com cerca de 30 crianças, no Cefan.

Jovens brasileiros embarcam rumo à Lima, no Peru. (Foto: Edmílson Dantas/Divulgação/CBLP)Jovens brasileiros embarcam rumo à Lima, no Peru. (Foto: Edmílson Dantas/Divulgação/CBLP)

Segundo o tenente, a classificação do levantamento de peso para os Jogos da Juventude é por continente. Para as Américas, são quatro vagas no feminino e quatro no masculino, mas cada país só pode brigar por uma no feminino e uma no masculino.

“Nós temos mais chances no feminino, porque países como México, Colômbia, Equador e Venezuela já conseguiram vagas no Mundial de Tashkent 2013, no Uzbequistão”, explica Carlos Aveiro, que destaca, na equipe brasileira, Emily Rosa Figueiredo, da categoria 48 kg e 16 anos, e ainda Aline Ferreira, 53 kg, que tem apenas 14 anos – e começou no programa Forças do Esporte. “Como é só uma vaga feminina por país, se as duas forem campeãs teremos de definir até junho qual irá para Nanquim.”

À exceção de Mariana Ribeiro, atleta do CT de Levantamento de Peso da CBLP no Rio de Janeiro, todas as outras atletas da equipe brasileira no Pan Sub-17 treinam no Cefan: Emily Rosa, Aline, Vitória Rodrigues, Mayara Gonçalves, Thaianara Figueiredo e Jéssica Muniz.

No caso da vaga masculina para os Jogos da Juventude, o caminho no Pan deverá ser mais difícil, segundo o tenente Aveiro, porque apenas o Equador teve vaga via Mundial. “Teremos Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina e Peru, além do Brasil, pelas quatro vagas.”

Dois garotos que treinavam em Viçosa, Minas Gerais, e estão no Cefan há cerca de seis meses, são os atletas com mais chances de conquistar a vaga, segundo o treinador. “São o Marley Linhares, de 15 anos, e o Eustáquio Júnior, de 16”, diz Aveiro.  Do grupo, Robert Neves também treina no Cefan; Erick Soares, Victor Borneo e Lucas Pinheiro, no CT da CBLP; Renan Fernandes e João Fernandes, em Viçosa.

“Nas Américas, temos três países soberanos no levantamento de peso: Colômbia, com duas medalhas olímpicas, Equador e Venezuela. O que precisamos ainda, no Brasil, é de massificação técnica – e, para isso, mais investimentos. Para se ter ideia, a Colômbia tem uns 400 técnicos, Venezuela e Equador uns 250, 300. O Brasil tem dez.”

Para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, como país-sede o Brasil tem duas vagas femininas (do total de sete categorias) e três masculinas (de oito categorias).

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla