Ministério do Esporte Brasil Voluntário: conheça o módulo do treinamento de situações da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil Voluntário: conheça o módulo do treinamento de situações da Copa

Treinamento em Cuiabá (Foto: Andressa Anholete / Agência UnB)Treinamento em Cuiabá (Foto: Andressa Anholete / Agência UnB)

O treinamento presencial do Brasil Voluntário ocorre simultaneamente nas doze sedes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Um dos módulos oferecidos pelo programa é o de integração, que apresenta dinâmicas em grupo, jogos e brincadeiras sobre os países participantes da Copa, além de simular situações que podem ocorrer no megaevento.

Neverton Neves, um dos monitores no treinamento do Rio de Janeiro, mostrou-se animado com a atitude participativa dos voluntários que ajudou a coordenar. “São ao todo sete dinâmicas que pretendem capacitar, na prática, os participantes. São atividades que trabalham características importantes para quem quer ser voluntário na Copa: paciência, tolerância, compreensão, percepção espacial, raciocínio rápido e acolhimento”, diz.

O monitor explica que é preciso que os voluntários estejam preparados para descobrir, por exemplo, maneiras adequadas de abordagem, que deve ser sempre cordial. “Ninguém vai virar um expert, mas todos terão uma noção de como agir em cada caso, de como receber bem os turistas, sem constrangê-los”, afirma.

“Estamos simulando situações para na hora H sabermos como nos portar em casos como quando um visitante perde a mala no aeroporto, enfrenta uma fila etc. Estou empolgado. Receberemos uma grande diversidade de pessoas, com muitas diferenças entre si. Por isso, precisamos treinar aqui para estarmos preparados lá.”, afirma o participante Carlos Luiz Veronese, 75.

As atividades do módulo priorizam os sentimentos de coletividade e cooperação, uma parte importante da capacitação para amenizar as dificuldades que possam surgir enquanto acontece o megaevento.  As atividades em grupo são ideais para desenvolver o trabalho em equipe. “Além do espírito de equipe, estamos trabalhando aqui, em grupos, a solidariedade. Eles aprendem a interagir com o outro como forma de integração”, explica a monitora Nathalia Mayume.

Trabalho em equipe
As sete atividades realizadas nesta etapa de capacitação foram desenvolvidas por coordenadores da Universidade de Brasília (UnB), dois deles do curso de artes cênicas, Júlia do Vale e Rafael Tursi, e dois de educação física, Marcelo de Brito e Luiz César dos Santos.

Todas as instituições de ensino participantes do projeto em cada cidade-sede enviaram professores à UnB para aprenderem as dinâmicas a fim de ensinar aos alunos que atuariam como monitores. “Os coordenadores ensinaram o método aos professores, que treinaram monitores, que estão capacitando os voluntários. A ideia é gerar um efeito multiplicador”, esclarece Júlia do Vale.

As atividades trazem situações-problema para exercitar a capacidade de integração e coordenação dos participantes, como uma dinâmica de caos, por exemplo, em que os voluntários se organizam mesmo em um ambiente tumultuado. “Eles formam espírito de grupo, aprendem a trabalhar em equipe, formam lideranças e problematizam as questões. Aprendem também a ter humildade e reconhecer que não vão resolver tudo sozinhos”, explica.

Leonardo Dalla, Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla