Ministério do Esporte Em Brasília, Bebeto imita comemoração de 94 e embala o troféu da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Brasília, Bebeto imita comemoração de 94 e embala o troféu da Copa

Bebeto embala a taça, numa referência ao gol contra a Holanda, em 1994 (Foto: Paulino Menezes/ME)Bebeto embala a taça, numa referência ao gol contra a Holanda, em 1994 (Foto: Paulino Menezes/ME)

A imagem mais marcante de Bebeto na Copa do Mundo de 1994 é a comemoração do gol dele contra a Holanda. Ao lado de Mazinho e de Romário, o atacante simulou embalar um neném, em homenagem ao filho Mattheus, então recém-nascido.  Pois o ex-craque repetiu o gesto nesta terça-feira (27.05), ao apresentar o troféu do Mundial em Brasília. Diante de cerca de 120 jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos presentes, o tetracampeão beijou, ergueu e embalou o objeto de desejo das 32 seleções que estarão no Brasil para a Copa do Mundo.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que participou da cerimônia de apresentação da taça ao lado de Bebeto. Segundo ele, a alegria pela realização da Copa no Brasil vem acompanhada de bastante responsabilidade. “A Copa não é apenas uma festa do esporte, é também uma grande oportunidade para o país que a acolhe”, afirma Rebelo.

Até quarta-feira (28.05), a taça estará exposta no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A capital federal é a penúltima escala da turnê do troféu pelo país. “Quando comecei a jogar, sonhava levantar essa taça. Estar perto dela é sempre um prazer grande”, conta Bebeto, que também jogou as copas de 1990 (eliminado nas oitavas de final) e de 1998 (vice-campeão).

Mais de 10 mil pessoas foram ao Mané Garrincha para ver de perto o troféu no primeiro dia de exposição. Os visitantes puderam conferir um filme sobre a história das Copas e a mostra das bolas oficiais de 1970 até 2014. O local, com nove mil metros quadrados, também oferece apresentação de dança, jogos interativos e brincadeiras para crianças.

O apelo da taça é tão forte que até quem não é fã de futebol decidiu conhecê-la. É o caso dos colombianos Juan Pablo España e Claudia Gomez, residentes em Brasília. “Somos colombianos atípicos, pois não somos apaixonados pelo esporte. Mas a febre de futebol nessa época é contagiosa”, conta a engenheira. Ela e o amigo compraram ingressos para Colômbia e Costa do Marfim, no Mané Garrincha, em 19 de junho.

(Foto: Paulino Menezes/ME)(Foto: Paulino Menezes/ME)

A carioca Sônia Rodrigues da Silva também aproveitou a viagem de folga para comparecer à exposição. “A mostra está linda. Não desperdicei a oportunidade”, comemora a vendedora.

Taça
A taça da Copa do Mundo tem 36,8 centímetros de altura, 6,175 quilos e 18 quilates de ouro maciço, suportados por uma base de 13 centímetros de diâmetro. Ela pode ser tocada apenas por campeões mundiais e chefes de Estado.

Pela a primeira vez, a turnê percorre todas as capitais de um país-sede: Brasília é a 26ª e penúltima cidade do roteiro. A última parada será São Paulo, de 29.05 a 1.06. O Mundial começará em 12 de junho, com a partida entre Brasil x Croácia, na Arena Corinthians. O tour do troféu é realizado desde 2006.

Fonte: Portal da Copa
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla