Ministério do Esporte Chegada da Austrália a Vitória tem prévia do carinho de torcedores e mudança de programação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Chegada da Austrália a Vitória tem prévia do carinho de torcedores e mudança de programação

Exaustos após 22 horas de viagem, os jogadores australianos e a comissão técnica da equipe da Oceania só queriam saber de descanso quando chegaram ao Hotel Ilha do Boi, na capital Vitória, na noite desta quarta-feira (29.05). No local que servirá como casa da Austrália para a Copa do Mundo, os Socceroos foram recebidos por autoridades locais, jornalistas e torcedores.


Após descer do ônibus, que foi escoltado desde o aeroporto por agentes de segurança, a maioria da delegação australiana seguiu direto para os quartos do hotel. O técnico Ange Postecoglou e o capitão do time, Mile Jedinak, no entanto, cumprimentaram o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o prefeito de Cariacica, Juninho, e o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Marcus Vicente. Depois, posaram para fotos com a bandeira do Espírito Santo e falaram rapidamente com a imprensa.

“A Copa está começando aqui no Espírito Santo e tudo está transcorrendo de uma maneira normal, perfeita. Isso faz com que a gente possa mostrar que o estado e o Brasil podem receber bem nossos visitantes”, disse o governador Renato Casagrande. Devido ao desgaste da viagem, Postecoglou informou que o treino previsto para a manhã desta quinta, no Centro de Treinamento da Arena Unimed Sicoob, em Cariacica, foi cancelado. De acordo com o treinador, os jogadores farão apenas uma corrida leve na praia próxima ao hotel no período da tarde.

Torcida
Mesmo com o pouco contato que tiveram com os torcedores capixabas e o forte esquema de segurança montado para escoltar a delegação, os australianos já puderam ter uma prévia do carinho que os espera no Espírito Santo. No aeroporto Eurico Salles, os jogadores desceram do avião e embarcaram diretamente no ônibus que os levaria ao hotel. Durante o percurso, torcedores acenaram para os atletas, que retribuíram.

“No ônibus deu para ver que eles estavam muito felizes. Acho que eles já começaram a sentir esse carinho da torcida”, disse a pedagoga Ana Carla Malini, que levou o filho Lukas e um amigo para tentar ver de perto os jogadores. Lukas nasceu na Austrália e veio para o Brasil quanto tinha um ano. Hoje, aos 14, mantém a ligação com o país da Oceania. Vestido com as cores do time e com a bandeira australiana nas mãos, o menino seguiu os Socceroos do aeroporto até a porta do Hotel Ilha do Boi. “Gosto do Tim Cahill”, disse o garoto, referindo-se ao atacante do time.

A pequena Valentina também fez questão de acompanhar a chegada da Austrália a Vitória. Como mora perto do hotel em que os australianos ficarão hospedados, ela convenceu o pai, o engenheiro Gustavo Rodrigues, a acompanhá-la. As figurinhas do álbum da Copa ajudaram a menina a reconhecer os jogadores e, quando perguntada se vai torcer pela Austrália, Valentina respondeu rápido, com um sorriso: “Sim!” Para o pai, a chegada dos australianos muda o ambiente da cidade. “Acho que agora está começando a ter clima. Está bastante diferente, bem legal”, disse.

Conterrâneos

Morador de Vitória há 18 anos, o australiano Anthony Leuthner enrolou-se em uma bandeira de seu país para receber os conterrâneos. O professor de inglês tem certeza de que os australianos serão recebidos com muito carinho pelos capixabas, mas não alimenta muita esperança de ver os Socceroos irem longe na Copa do Mundo. “Nosso grupo é difícil”, resignou-se. A Austrália está no Grupo B do Mundial, ao lado de Espanha, Holanda e Chile.

A opinião é partilhada pelo jornalista australiano Tom Smiths, que vai cobrir a Copa para um jornal de seu país. Ele veio ao Brasil junto da delegação australiana e sentiu o desgaste da viagem, mas elogiou o esquema de segurança montado para receber os australianos. Quanto aos prognósticos para a Copa, foi sucinto: “Temos um time jovem e renovado, muitos veteranos foram deixados de fora. É um time que ainda irá se desenvolver, será a primeira Copa de muitos jogadores. Então os australianos não estão esperando muito.”

Durante o período de treinos no Espírito Santo, os australianos pretendem aproveitar ao máximo o calor da torcida capixaba. Além de um treino aberto, exigido pela FIFA, os Socceroos devem abrir o acesso a uma atividade para crianças da rede pública de ensino. Também está previsto um bate-bola amistoso entre aborígenes australianos e índios da região.

Como preparação para a disputa do Mundial, a Austrália fará amistosos contra o Paraná Clube e a Seleção da Croácia. A estreia na Copa está marcada para 13 de junho, às 18h, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O adversário será a seleção chilena.

Mateus Baeta, Portal da Copa
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla