Ministério do Esporte Atletas de Minas Gerais receberam novos equipamentos de tiro com arco
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atletas de Minas Gerais receberam novos equipamentos de tiro com arco

Ao lado do diretor da FMAF Ricardo Macedo e do presidente da Federação, José Maurício, o secretário Leyser entrega materiais aos atletas Lucas Tavares e Alice Cecília (Foto: Sulei Scutti)Ao lado do diretor da FMAF Ricardo Macedo e do presidente da Federação, José Maurício, o secretário Leyser entrega materiais aos atletas Lucas Tavares e Alice Cecília (Foto: Sulei Scutti)

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, entregou no sábado (7.06), na PUC Minas, em Belo Horizonte, novos kits de equipamentos de tiro com arco à Federação Mineira de Arco e Flecha (FMAF). Comprados pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) com recursos do governo federal, os materiais já foram utilizados pelos atletas que disputaram, no fim de semana, a 6ª Prova do Campeonato Mineiro Outdoor de Tiro com Arco de 2014 e a 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Iniciantes. No total, 13 estados foram contemplados com os novos materiais.

Para a compra dos equipamentos, modernização de infraestrutura de locais de treinamento e preparação da seleção olímpica, que inclui viagens para treinos e competições, o Ministério do Esporte repassou à confederação cerca de R$ 2,6 milhões, entre 2012 e 2013.

Dois jovens arqueiros, Lucas Tavares e Alice Cecília, receberam o material em nome da federação, que utilizará os apetrechos para formação de categorias de base, expansão da modalidade em Minas Gerias, projeção do esporte nas escolas, realização de torneios interescolares e ainda para formação, desenvolvimento e treinamento de novos arqueiros.

Presente na entrega, a vice-presidente da CBTArco, Patricia de Oliveira Alves, disse que “os materiais da modalidade são caros e importados, mas com o investimento do Ministério do Esporte nossos atletas estão conseguindo treinar com os melhores arcos e conquistar ótimos resultados para o país. Hoje, o Brasil tem  grandes chances de conseguir medalha nos Jogos Olímpicos de 2016”. Ela diz também que “a parceria com o governo possibilitou trazer novos talentos para a modalidade, assim como investir nos treinamentos e na participação dos atletas de alto rendimento nas principais competições mundiais”.

Entre os itens recebidos pelos arqueiros de Minas Gerais estão arcos para escola e competição, miras, alvos de papelão, estabilizadores, dedeiras, anteparos, esteiras e flechas de treinamento e de competição, que também foram entregues para as Federações do Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Ceará, Piauí e Pernambuco.

 

Legado olímpico
Ricardo Leyser explicou aos atletas e dirigentes mineiros que o governo federal vem investindo no topo e na base do esporte brasileiro. “Quando decidimos aumentar os recursos para a preparação das seleções que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016, entendíamos que esse dinheiro beneficiaria duplamente as equipes principais e as de base. E nossos jovens talentos de diversos esportes, entre eles o tiro com arco, vêm conquistando resultados expressivos no cenário internacional”, diz, referindo-se ao garoto Marcus Vinícius D’Almeida, de 16 anos, revelado no centro de treinamento da CBTArco em Maricá, no Rio de Janeiro, que, ao lado da colega Sarah Nikitin, conquistou uma inédita medalha de prata em dupla mista na etapa de Medellín (Colômbia) da Copa do Mundo, em maio.

O secretário também afirmou que o programa de estruturação das modalidades é parte do legado olímpico para o esporte brasileiro. “Estamos assegurando uma estrutura que o país jamais teve, e que só é possível porque o Brasil vai realizar os Jogos Olímpicos de 2016. É preciso que os dirigentes, atletas e patrocinadores compreendam a importância desse momento e se dediquem ainda mais para que o país alcance a meta de se classificar entre os dez primeiros no quadro de medalhas em 2016. É a única forma de garantir que, passados os Jogos Olímpicos do Rio, o investimento se mantenha alto”.

A PUC Minas mantém convênio com a FMAF e oferece seu espaço para implantação de um núcleo de tiro com arco. Alunos e professores da universidade estão se capacitando para serem árbitros e instrutores no esporte. O professor Daniel Marangón Duffles Teixeira, chefe do Departamento de Educação Física da universidade, declarou que “é importante para a PUC sediar o núcleo, cumprindo a missão do desenvolvimento social e humano por meio do esporte”. Ele também ressalta a formação dos alunos no esporte, que lhes proporciona ter contato com organizadores, construir conhecimento, melhorar as práticas e aplicar o esporte na escola em que cada um trabalha.

Também estavam presentes ao ato de entrega dos kits o superintendente de Esportes e Lazer do Sesc Minas, Rodrigo Zuquim, e o presidente da Federação Mineira de Arco e Flecha, José Maurício Xavier.

Sueli Scutti
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla