Ministério do Esporte Alunos do Segundo Tempo/Forças no Esporte são campeões em torneio de beach tennis
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Alunos do Segundo Tempo/Forças no Esporte são campeões em torneio de beach tennis

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoQuatro estudantes moradores do Varjão, no Distrito Federal, e que aprenderam a jogar tênis no Programa Segundo Tempo (PST)/Forças no Esporte, no núcleo dos Fuzileiros Navais, em Brasília, foram os grandes destaques no torneio de beach tennis, que aconteceu no último final de semana, na capital federal. A dupla formada pelos alunos Leonardo Pinheiro e Paulo André foi campeã, enquanto Gabriel Dias e Bruno Marques ficaram com o segundo lugar na competição. A disputa faz parte das homenagens à Batalha Riachuelo, data magna da Marinha, que completa 149 anos na próxima quarta-feira (11.06).

“A atuação dos alunos do PST foi brilhante. Para quem já pratica o tênis fica muito mais fácil disputar o beach tennis e, somado ao talento de cada um deles, é possível obter bons resultados”, explica Antônio Carlos de Oliveira, professor dos quatro estudantes do PST no grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília. A unidade é comandada pelo capitão João Leonardo Palmieri Parente e tem como coordenador de núcleo o suboficial Paulo Roberto de Faro.

A competição, realizada entre os dias 6 e 8 de junho, reuniu cerca de 80 participantes distribuídos em 40 duplas. Entre eles estavam equipes do Rio de Janeiro e grupos de veteranos, acima de 50 anos. Em Brasília, o torneiocontou com as categorias dupla masculina A e B, dupla feminina A e B, dupla mista, dupla veterana (50 anos) e categoria inclusão, inserida em eventos do Clube Naval com o objetivo de incentivar a participação dos alunos do programa nas disputas. Esta foi a primeira vez que os alunos do PST disputaram a competição na categoria.

Outra iniciativa para incentivar a participação dos alunos nas competições, ainda em fase de estruturação, é a participação de militares com deficiência e ex-combatentes nas atividades físicas do programa, em ação que envolverá a Marinha, o Exército e a Aeronáutica e parcerias com a secretaria nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Fotos: DivulgaçãoFotos: Divulgação

A modalidade
Jogado em duplas, em quadras de areia e com regras semelhantes as do tenis, o beach tennis surgiu na Itália, na década de 1980. Hoje, a modalidade  possui mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. No Brasil, o esporte chegou primeiramente no Rio de Janeiro. Em Brasilia, o Clube  Naval foi pioneiro na modalidade, realizando competições e recebendo, em novembro de 2009, o primeiro torneio do esporte, que contou com a participação de 20 duplas.

O torneio deste ano, em Brasília, foi coordenado pelo comandante José Paulo Chaves Lino, mesmo militar que organizou a primeira edição do evento na capital federal. O beach tennis possui uma federação internacional, que realiza diversos campeonatos pelo mundo e divulga periodicamente o ranking dos atletas. A modalidade já é praticada em diversos países e o Brasil é a segunda potência no esporte, ficando atrás apenas da Itália.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla