Ministério do Esporte “Trabalhamos pela Copa tanto quanto queremos ganhá-la”, diz Dilma Rousseff em mensagem lida por Aldo Rebelo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

“Trabalhamos pela Copa tanto quanto queremos ganhá-la”, diz Dilma Rousseff em mensagem lida por Aldo Rebelo

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino MenezesO ministro do Esporte, Aldo Rebelo, representou a presidenta Dilma Rousseff na abertura do 64° Congresso da FIFA, nesta terça-feira (10.06), em São Paulo. Na mensagem enviada pela chefe de estado brasileiro, lida pelo ministro, são dadas as boas-vindas aos representantes das 209 associações da entidade máxima do futebol. A presidenta destacou 2014 como um ano emblemático para o esporte.

“Celebramos diversas datas importantes para o futebol: os 110 anos da FIFA e os cem anos da Seleção Brasileira. Entre uma data e outra, sediamos a nossa Copa. Trabalhamos muito para atender as necessidades do torneio, construímos e reformamos 12 estádios espalhados pelo país, para que a Copa alcançasse todo o território nacional”, disse Dilma Rousseff na mensagem. “Trabalhamos pela Copa tanto quanto queremos ganhá-la”, acrescentou.

A mensagem da presidenta reforçou ainda a importância do Brasil para a universalização do futebol. “Somos o único país a participar de todas as copas, e estamos na vigésima, em que somos anfitriões. O Brasil tem consciência de que deu enorme contribuição para que o futebol se tornasse o mais universal planeta. Se foi criado por outros, entre nós adquiriu condição de arte”, reforçou.

A presidenta mencionou também a naturalização de brasileiros por outros países, um assunto que, segunda ela, “já preocupa o presidente Blatter e a FIFA”. A mensagem foi finalizada com uma afirmação da preparação do país para o Mundial que se inicia na próxima quinta: “Estamos prontos para realizar a Copa das Copas”.

A cerimônia

A cerimônia de abertura do 64º Congresso da FIFA contou com a presença de artistas brasileiros, como a cantora Maria Rita e o pianista Nelson Ayres, e de atrações de fora do país, como o cantor palestino Mohammed Assaf. Comandado por Fernanda Lima, o evento deu espaço a apresentações que mostram a cultura nacional, tanto em vídeo quanto no palco. Capoeiristas, sanfoneiros e dançarinos de frevo em sequência arrancaram fortes aplausos da plateia.

Em sua mensagem, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, falou das expectativas para a Copa.“Todos esperamos que o Brasil possa transformar essa oportunidade na festa mais fantástica. A competição será realizada em um nível altíssimo. Vai ser uma grande disputa, com o espírito do fair play. Centenas de milhares de fãs estarão aqui para testemunhar a festa. Através dessa Copa do Mundo, o Brasil vai enviar emoções para bilhões de pessoas”, disse.

Fotos: Paulino MenezesFotos: Paulino Menezes

Homenagens

Medalhas de honra ao mérito foram entregues ao longo da cerimônia. Um dos agraciados foi o ex-jogador colombiano Carlos Valderrama, que não esteve presente. Outra homenagem foi concedida ao ex-jogador francês Just Fontaine, detentor do recorde de maior número de gols em uma edição de Copas: foram 13, em 1958. Ele recebeu a chuteira de platina da Adidas, e agradeceu o prêmio com bom humor.

“Me disseram que é uma chuteira única, então está certo, porque eu também sou único. Estou muito feliz por receber isso. E estou ao lado de duas pessoas únicas também. Eu dedico à minha esposa e aos meus companheiros de 1958, muitos dos quais não puderam estar aqui hoje”, disse. As companhias dele no palco eram o ex-jogador também francês Michel Platini e Ronaldo Fenômeno.

Carol Delmazo - Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla